13/03/2006 - 21:14
UNIGRAN utiliza as mais modernas tecnologias no ensino a distância.
Faz bem pouco tempo que a transmissão de áudio e vídeo pela Internet começou a se popularizar no Brasil. Ainda hoje, apenas os grandes portais e os sites de algumas emissoras de TV oferecem essa modernidade que a UNIGRAN inaugurou sábado, na aula magna de seus ID_CURSOs de graduação via Internet. Todos os ID_CURSOs terão o suporte dessa tecnologia, conhecida dos técnicos pela sigla em inglês RTSP, cuja tradução aproximada é “protocolo de transmissão em tempo real”. O RTSP possibilita produzir e assistir, por meio de computador conectado à Internet, a tudo o que se vê numa TV. No caso do uso em educação a distância, a UNIGRAN vai colocar o RTSP e todos os equipamentos utilizados na produção dos programas – filmadoras digitais, servidor de streaming e outros computadores – a serviço dos alunos. “Nós podemos produzir aulas e fazer entrevistas em nosso estúdio, com mais de uma câmera até, para o aluno assistir em casa”, disse Ricardo Fava, um dos analistas de sistemas da equipe técnica da Faculdade via Internet da Instituição. Fava explica que, para os alunos assistirem aos vídeos, eles só precisam ter instalado computador um visualizador de vídeo (Quick Time Player), fornecido pela Instituição. As aulas via Internet têm o suporte de um programa que permite a interação a distância entre aluno e professor, o UNIGRAN Virtual. Essa plataforma, como é chamado o software, foi desenvolvida por equipes da própria UNIGRAN. (JRA)