10/03/2006 - 10:14
UNIGRAN realiza aula inaugural da Faculdade via Internet neste sábado a tarde.
A UNIGRAN realiza neste sábado, às 14 h, em Dourados e nos 23 pólos de Educação a Distância no Estado, a aula inaugural da Faculdade via Internet. Nesta primeira aula, que será presencial, os alunos receberão orientações de como utilizar os reID_CURSOs necessários para acessar o ambiente de aprendizagem UNIGRAN Virtual através do computador, que é a “sala de aula” dos ID_CURSOs não-presenciais da Instituição na Internet. A aula será inteiramente filmada e transmitida pela Internet em tempo real para todos os pólos, com o uso das tecnologias digitais mais modernas. O Ensino a Distância está se tornando uma nova opção para os estudantes. O coordenador geral de Supervisão Tutora da Secretaria de Educação Superior do MEC, Rubens de Oliveira Martins, em vista à UNIGRAN, semana passada, explicou que as universidades precisam ter uma grande estrutura para obterem o credenciamento junto ao MEC para oferecer ID_CURSOs a distância. De duas mil universidades do país, apenas 79 já conseguiram a autorização. “Há uma tendência do crescimento do EaD por instituições já estruturadas, que já têm uma história, e a UNIGRAN está entre essas grandes”, disse Rubens Oliveira Na modalidade de graduação à distância, a UNIGRAN vai utilizar materiais, impressos e on-line, como recomendado pelo Ministério da Educação. No formato on-line, o professor disponibiliza ao aluno o conteúdo via internet, transmitindo as informações para o aprendizado e acompanhamento das aulas. No formato impresso, o aluno receberá um livro no momento da matrícula, com todo o conteúdo didático necessário ao acompanhamento das aulas a distância. Segundo Rubens Martins, a instituição deve ter um compromisso, tanto no ponto de vista de desenvolvimento de um projeto institucional, como de investimentos tecnológicos e em reID_CURSOs humanos. “Não basta a universidade querer o credenciamento, é muito difícil conseguí-lo, a instituição precisa ter um envolvimento com capacitação, treinamento do corpo docente, preparação de material didático e o estabelecimento de parcerias para ter alunos em pólos remotos. É uma logística que dificilmente uma instituição pequena consegue criar”, explicou o secretário. Rubens Oliveira Martins que, no ano passado prestigiou o seminário que marcou o lançamento das pós-graduações a distância da UNIGRAN, vai falar aos alunos da Faculdade Via Internet da Instituição na abertura dos ID_CURSOs. Ele gravou VT para esclarecer os alunos sobre questões de legislação do Ensino a Distância e para falar e da regularidade do processo de credenciamento da UNIGRAN nessa modalidade de ensino.