10/03/2006 - 07:24
Coordenadora da Funai se reúne com alunos indígenas da UNIGRAN.
A Secretaria e a Pró-Reitoria de Extensão da UNIGRAN realizaram, nesta quarta-feira, reunião dos acadêmicos indígenas da Instituição com a coordenadora de Apoio Pedagógico da Fundação Nacional do Índio (Funai), Neide Martins Siqueira, que veio de Brasília tratar de assuntos do convênio com a Instituição e saudar os acadêmicos, neste início de ano letivo. O convênio existente desde 1999 é parte importante do PAEI, o Programa de Apoio ao Estudante Indígena da UNIGRAN que concede bolsas de estudos integrais aos indígenas do Estado aprovados em vestibular em qualquer dos ID_CURSOs da Instituição. As bolsas são pagas metade pela Funai e metade pela própria UNIGRAN, como ação afirmativa de incentivo à formação superior dos índios. Hoje, cerca de alunos indígenas se beneficiam do convênio e, em toda a sua vigência, mais de 20 índios já se graduaram em várias profissões. “Se todas as universidades fizessem isso no país, muitos assuntos seriam melhor encaminhados para a sociedade ou, talvez, até resolvidos”, disse Neide Martins, elogiando também os projetos sociais e de extensão da Instituição na Reserva Indígena de Dourados. A reunião serviu também para os alunos iniciarem a organização da segunda Conferência Indígena, também com apoio da Funai, marcada para abril.