06/10/2005 - 21:33
Índias aprendem tricô e crochê no Núcleo de Extensão da UNIGRAN na Aldeia Jaguapiru.
O ID_CURSO de artes manuais que acontece toda quinta-feira na Aldeia Jaguapiru, no Núcleo de Atividades Múltiplas da UNIGRAN (NAM), é uma das atividades de extensão que mais agrada as mulheres indígenas da Reserva de Dourados. Ensinando tricô, crochê e bordado, as instrutoras Joselita Mendes Bezerra, empresária que participa do projeto desde 2001, e a professora Lúcia Eugênia Pittas Martini, que é também orientadora de acadêmicos de Pedagogia na Brinquedoteca do NAM, elogiam as alunas. “Elas fazem o trabalho com muita responsabilidade, chega a nos surpreender”, disse Lúcia Eugênia. O ID_CURSO tem hoje 32 alunas matriculadas. São moças e senDATA_HORAs elogiadas pela dedicação e interesse de ocupar o tempo de forma produtiva. Elas desenvolvem muita habilidade no manuseio das agulhas e acabam criando artigos diferenciados. As peças que elas fazem vestem bebês e crianças, adornam móveis, e ainda melDATA_HORAm a renda mensal de várias artesãs. Além disso, a convivência com as professoras e colegas transforma o trabalho em diversão. “Eu gosto muito desse trabalho, com ele, eu não só aprendo, mas também vendo e garanto um lucro no final”, disse a índia terena Érika Cristiane Gabriel, de 19 anos, que está se especializando em bordados. A acadêmica de Psicologia Jucerlene de Oliveira Teixeira, coordenadora da “Amigo do Índio” (AmI), OSCIP que organiza e promove as atividades de apoio sócio-econômico e cultural no Núcleo da UNIGRAN nas Aldeias Jaguapiru e Bororó, acrescenta que são alunas que escolhem o que querem aprender. Além dos ID_CURSOs de artes manuais, a UNIGRAN e a AmI desenvolvem outras ações no NAM. Também às quintas-feiras, estagiárias do ID_CURSO de Psicologia estão realizando atendimentos psicopedagógicos. A atenção é para crianças da comunidade que tenham dificuldades de aprendizado na escola, especialmente, alunos de 1º e 2º séries do Ensino Fundamental. Nesse trabalho, a brincadeira é um reID_CURSO terapêutico para melDATA_HORAr o desempenho das crianças indígenas em sala de aula. “Juntamos trabalho com diversão. É muito gratificante poder ajudar as crianças daqui. A gente percebe a mudança e o interesse delas logo no começo”, comenta Jucerlene. (reportagem e foto: Wellinton Márcio).