25/08/2005 - 15:17
Alunos de pós-graduação a distância conhecem a UNIGRAN e corpo docente na 1ª aula.
Os ID_CURSOs de pós-graduação a distância da UNIGRAN estão atraindo profissionais de Mato Grosso do Sul e de Estados vizinhos. O programa oferecido pela Instituição – com os professores assessorando os alunos pela Internet e aulas presenciais ao final de cada três módulos disciplinares – é uma solução adequada para muitos. “Para quem trabalha e mora longe, fica complicado ter aulas presenciais. O jeito é administrar os horários e estudar pelo computador”, disse o professor de Biologia Flávio Cariaga, de 30 anos. Ele mora na cidade de Caarapó, a cerca de 50 quilômetros de Dourados, e utilizará a Internet, em sua escola, para acessar as aulas. Como nos ID_CURSOs presenciais de pós-graduação, as matriculas nos ID_CURSOs a distância podem ser feitas em qualquer fase do ID_CURSO. Isso porque as disciplinas são ministradas em módulos, durante dez meses. “Assim, o aluno começar no meio do ID_CURSO e estudar os outros módulos no ano seguinte, para completar os créditos necessários e receber o diploma de Especialização”, explica o professor Carlos Virgílio Barbo, coordenador de Pós-Graduação. Ele destaca que, para as especializações a distância não está sendo cobrada taxa de matrícula. O telefone da Coordenadoria de Pós-Graduação é (67) 411-4114. Inaugurados Conforme programado, a aula inaugural dos ID_CURSOs de Psicopedagogia e de Metodologia do Ensino Superior a distância foi realizada em forma de seminário, sábado passado, em um encontro que serviu para os alunos conhecerem os professores pessoalmente, a infra-estrutura física e tecnológica da Instituição e os processos envolvidos na produção dos ID_CURSOs. Alunos de cidades vizinhas de Dourados e do Estado de São Paulo prestigiaram a aula. Juliana Maria Vaz Pimentel, 27, que mora na cidade paulista de Rio Claro e leciona em Primavera, falou que a educação a distância hoje é essencial. “A falta de acesso a outras faculdades e questões de transporte, muitas vezes, acabam impedindo que a gente faça uma pós, por isso achei que é uma coisa legal para a minha formação”, disse a professora. A colega, Marisa Cupido Dupret, 45, que é professora de Matemática disse que o ID_CURSO a distância ainda “era uma incógnita, mas também que o o sucesso nos estudos depende da disciplina do estudante”. “Estamos vendo na página [da Internet] que tem bastante conteúdo. E a gente sabe que vai ser uma coisa meio difícil”, comentou a professora, falando num jeito de conciliar os seus horários entre trabalho e estudo, daqui para frente. A reitora Rosa Maria D’Amato De Déa deu as boas-vindas aos alunos, relatando a história da UNIGRAN e da implantação da educação a distância na Instituição. A reitora destacou que os ID_CURSOs não-presenciais trazem a marca de qualidade que pauta a formação de seus acadêmicos, tendo reconhecimento do MEC já assegurado, como em seus tradicionais ID_CURSOs de graduação e pós-graduação. A professora Rosa De Déa fez a apresentação das equipes de profissionais da Coordenadoria de Ensino a Distância (CEAD) e do Departamento Multimídia da UNIGRAN (DMU), que são encarregados da apresentação e da distribuição dos materiais em meios digitais e em livros. Os módulos disciplinares dos ID_CURSOs de Especialização a Distância estão disponibilizados aos alunos na Internet – no ambiente de aprendizagem UNIGRAN Virtual – e por meio de livros, atendendo também aos alunos que ainda não têm acesso aos reID_CURSOs de informática e comunicação por computador. Já a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora-doutora Mara Mussury, fez a apresentação individual dos professores responsáveis pelos conteúdos dos ID_CURSOs à distância. Todos são mestres ou doutores com ampla vivência em ID_CURSOs presenciais e que, agora, colocam sua experiência a serviço dessa inovadora modalidade de ensino. Na seqüência, a pró-reitora de Ensino e Extensão, professora-doutora Terezinha Bazé de Lima ministrou uma palestra em que resumiu os fundamentos da educação a distância. Ela chamou atenção para o fato de que o ensino não-presencial está sendo bastante incentivado pelo MEC, como forma de promover o acesso de mais brasileiros à educação, especialmente, a de nível superior. Ela lembrou aos alunos das duas novas Especializações que, em breve, eles próprios poderão ser professores em ID_CURSOs semelhantes ao que estão fazendo hoje de forma pioneira. “A LDB delega autonomia e liberdade para a escola flexibilizar o seu currículo e autoriza a educação a distância desde o ensino fundamental; portanto, os professores deverão ter a competência de organizar material para os alunos estudarem [a distância] e de continuar avaliando e promovendo o crescimento intelectual das pessoas. É por isso que a UNIGRAN elaborou essa proposta de aprendermos a ensinar a distância”, falou a pró-reitora, que é autora das aulas não-presenciais de Metodologia da Pesquisa nos ID_CURSOs de pós-graduação, juntamente com professora-doutora Eliane Fernanda Cunha Ferreira, coordenadora do ID_CURSO de Letras da UNIGRAN. As professoras Terezinha Bazé e Eliane Fernanda ministraram a primeira aula do módulo, presencialmente, em uma sala de aula informatizada. Dessa forma, a professora Solange Sakaguti, da Coordenadoria de Educação a Distância, pôde prestar assessoria aos alunos na exploração do ambiente de aprendizagem “UNIGRAN Virtual”. O programa pode ser aberto, por meio de senha, de qualquer computador ligado à Internet, sendo uma das portas abertas da UNIGRAN na própria casa do aluno.