13/04/2005 - 19:54
Acadêmicos Indígenas definem programação para o 19 de Abril na UNIGRAN.
A programação alusiva ao “Dia do Índio”, na Instituição, começará com atividades de extensão no Núcleo de Atividades Múltiplas da UNIGRAN (NAM), na Reserva Indígena de Dourados, já no sábado, dia 16. De manhã e à tarde, acadêmicos e professores de diversos ID_CURSOs estarão realizando atividades esportivas e de recreação em parceria com a “Amigo do Índio” (AmI), organização que atua na promoção social das comunidades indígenas do Município. Mas a Semana do Índio – iniciada nesta quarta-feira, com uma campanha interna de arrecadação de agasalhos – será voltada para a conscientização da comunidade acadêmica acerca das questões indígenas regionais. E são os próprios índios que falarão sobre elas. Em reunião realizada anteontem, os acadêmicos indígenas da UNIGRAN organizaram uma pauta de eventos para o Dia 19, que será cumprida no seminário "UNIGRAN: Compromisso com a Identidade Cultural Indígena". O principal palestrante da noite será o administrador rural Fernando de Souza, primeiro índio graduado na Instituição, por meio do Programa de Apoio ao Estudante Indígena da Instituição, que é desenvolvido em parceria com a Fundação Nacional do Índio (Funai), há seis anos. Fernando abordará o tema "Identidade e Diversidade Cultural Indígenas". Antes da palestra, haverá apresentações culturais de dança e de teatro – uma dramatização do índio no mercado de trabalho – e a apresentação de um vídeo que mostra a atuação dos acadêmicos índios da UNIGRAN na “Conferência dos Povos Indígenas de Mato Grosso do Sul”, realizada em Dourados, no mês passado. Ao final da programação, será apresentado o balanço da arrecadação feita durante a Campanha do Agasalho. Os três ID_CURSOs que mais arrecadarem cobertores e roupas infantis e de adultos receberão certificados de responsabilidade social, prêmio concedido pela UNIGRAN. A programação elaborada pelos acadêmicos indígenas foi discutida com os coordenadores de ID_CURSOs, nesta terça-feira, e recebeu a anuência da Reitoria e da Mantenedora da Instituição, segundo uma proposta de mobilizar a atenção de seus mais de seis mil acadêmicos para as ações de responsabilidade social e para a identidade cultural indígena. Neste ano, 68 estudantes das etnias guarani, kaiowá e terena estão matriculados em quase todos os ID_CURSOs da UNIGRAN. Em 2004, a Instituição graduou 13 índios em várias profissões de nível superior, ao que se sabe, na maior turma de nossa história formada por uma universidade, num único ano.