01/04/2005 - 14:54
Coordenadoras da Funai reúnem-se com acadêmicos indígenas da UNIGRAN.
As coordenadoras pedagógicas da Fundação Nacional do Índio (Funai), Neide Martins Siqueira, Eunice Marques e Doralice de Carvalho Siqueira, respectivamente, da sede do órgão, em Brasília, e de suas superintendências em Amambai e Dourados conversaram ontem à noite com os estudantes índios da UNIGRAN, numa reunião organizada pela pró-reitora de Ensino e Extensão, Terezinha Bazé de Lima, e pela secretária de Extensão da Instituição, Luciane Jacobsen. As visitantes estão participando da “Conferência Regional dos Povos Indígenas do Mato Grosso do Sul”, que se encerra hoje, Dourados, e aproveitaram a oportunidade para incentivar os alunos, que são bolsistas do convênio UNIGRAN-FUNAI para a graduação de índios no Ensino Superior. Segundo Luciane Jacobsen, mediadora das relações entre os alunos, a Instituição e a Funai, a reunião serviu para reforçar nos 61 estudantes índios os compromissos da vida acadêmica e de responsabilidade social que assumem ao se tornarem beneficiários do convênio. Eles recebem bolsas integrais, pagas pela UNIGRAN e pela Funai (50% cada), e devem oferecer, como única contrapartida, serviços que contribuam para a melhoria de vida em suas próprias comunidades. O tempo solicitado de cada um é de 4 DATA_HORAs por semana, em atividades desenvolvidas nos Núcleos da Instituição na Reserva Indígena. “A intenção é de que eles ajudem seus patrícios, de alguma forma, com os conhecimentos que eles têm”, explicou Luciane.