24/03/2005 - 15:07
Acadêmicos indígenas participarão de Conferência promovida pela Funai.
A maioria dos sessenta e um acadêmicos índios da UNIGRAN reuniu-se, nesta quarta-feira, para organizar a representação deles na “Conferência Regional dos Povos Indígenas do Mato Grosso do Sul”, que começa na segunda-feira, no Dourados Park Hotel. A Conferência é promovida pela Fundação Nacional do Índio (Funai), e contará com representantes dos povos Guarani, Kaiowá, Kadiwéu Guató, Ofayé-Xavante, Terena e Kinikinawa. Eles vão discutir temas relacionados à regularização das terras indígenas no Estado, meio ambiente, trabalho, saúde e desnutrição, educação e as relações com governo federal. O evento dá seqüência a uma série de encontros de lideranças regionais que, segundo a Funai, ajudarão a definir uma política que atenda melhor aos interesses dos povos indígenas brasileiros. As reivindicações ouvidas em Dourados serão levadas à Conferência Nacional, que está agendada para abril de 2006. Os universitários indígenas da UNIGRAN – uma das primeiras instituições do país a abrir espaço para índios no ensino superior – serão representados por uma comissão de 20 colegas, que vão integrar grupos de trabalho que serão formados durante a Conferência. Na reunião de ontem, eles decidiram por abordar quatro dos temas. “Os principais assuntos que estamos definindo aqui são as questões da terra, educação, saúde e do desenvolvimento sustentável, que possa garantir a sobrevivência na Aldeia”, explicou Sílvio Ortiz, 38, aluno do ID_CURSO de Enfermagem. Sílvio é um índio kaiowá que acredita que, com o preparo que espera da universidade, poderá contribuir com a melhoria da qualidade de vida na Reserva Indígena de Dourados. “Eu estou, primeiramente, porque tive a oportunidade; por mim mesmo eu não teria condições de fazer um ID_CURSO de Enfermagem; e eu vejo meu trabalho como importante para a comunidade porque eu falo o idioma”, disse o acadêmico. Comentando os recentes episódios de mortes de crianças índias por desnutrição, de repercussão nacional, ele lembrou que esse é um problema antigo e decorrente das perdas de territórios, matas e da degradação dos rios. A UNIGRAN está apoiando a participação de seus acadêmicos indígenas na Conferência promovida pela Funai como exercício de seus direitos de cidadania. “Eles vão representar os universitários não como lideranças, mas como coordenadores de grupos de trabalho que estarão discutindo as principais questões indígenas”, disse a professora Magda Carvalho Fernandes, coordenadora do ID_CURSO de Pedagogia. O professor João Sebastião Makuédia, coordenador do ID_CURSO de Serviço Social, concorda com essa proposta de participação dos estudantes, a quem define de intelectuais, uma vez que eles já possuem bases teóricas e vivência fora das aldeias para refletirem sobre as questões de seus povos. “É necessário que as lideranças entendam qual é a opinião desses intelectuais, que já têm uma forma de pensar diferenciada, mais critica, e podem contribuir nas discussões”, disse o professor. Confira, abaixo, a programação da Conferência Regional dos Povos Indígenas de Mato Grosso do Sul, obtida do site da Funai (www.funai.org.br). SEGUNDA-FEIRA (28/03): 08h às 10h: Credenciamento e abertura 10h às 12h30: Apresentação dos participantes e exposição sobre política pública; 14h30 às 16h30: Leitura e aprovação do regimento Interno da Conferência Regional -MS 16h30 às 18h: Formação dos 12 grupos de trabalho TERÇA-FEIRA (29/03) 08h às 10h: Terra/Regularização Fundiária; Gestão Territorial e Meio Ambiente; Direito à Saúde 10h às 12h30: Início dos trabalhos dos grupos 14h30 às 18h30: Continuação dos trabalhos em grupo QUARTA-FEIRA (30/03) 08h às 10h: Educação, Autonomia, perfil do indigenista, relação dos indígenas com Governo Federal 10h às 12h30: Início dos trabalhos dos 12 grupos 14h30 às 16h30: Continuação dos trabalhos em grupo QUINTA-FEIRA (31/03) 08h às 10h: Apresentação e votação da plenária dos temas Terra Regularização Fundiária e Gestão Territorial e Meio Ambiente; 14h30 às 18h: Apresentação e votação da plenária dos temas Direito à Saúde e Educação SEXTA-FEIRA (01/04) 08h às 10h: Apresentação e votação da plenária dos temas Autonomia, perfil do indigenista, participação do indígena no cenário nacional e sua relação com o Governo Federal 14h30 às 18h: Escolha dos Delegados para a Conferência Nacional, aprovação do documento final e encerramento.