16/12/2004 - 16:44
Colaboradores do NAM finalizam atividades de 2004 com tarde esportiva.
No último evento festivo de 2004 no Núcleo de Atividades Múltiplas da UNIGRAN,na Reserva Indígena de Dourados, os acadêmicos indígenas que auxiliam a organização não-governamental “Amigo do Índio” (AmI) e a UNIGRAN, na realização de projetos sociais e de extensão, prepararam uma movimentada tarde de lazer e esportes para as comunidades das Aldeias Bororó e Jaguapiru. Um grande número de adolescentes e de crianças da comunidade participou das partidas de vôlei de areia e de futebol a tarde toda. Acadêmicos de Turismo se integraram aos indígenas na realização dos jogos e brincadeiras. Todos os projetos em ID_CURSO no NAM serão reiniciados em meados de janeiro. Juntamente com as oficinas de artes manuais, ID_CURSOs de alfabetização de adultos e de reforço escolar, as Escolinhas de Esporte desenvolvidas no NAM são uma ação efetiva contra a marginalização social do índio. Nas Escolinhas – projeto apoiado pela “Brazil Foundation”, organização cuja presidente-executiva, Leona Forman, é uma dos indicados para receber o Prêmio “Faz Diferença” de 2004, concedido pelo Jornal “O Globo”, do Rio de Janeiro – estão matriculados mais de 50 meninos e meninas, das categorias infantil e infanto-juvenil. “A importância das Escolinhas é que elas tiram as crianças das ruas e as trazem para cá”, avaliou a acadêmica Luciana Regina Pereira, do 4º ano de Educação Física. Ela é a responsável pela execução desse projeto, em aulas que acontecem no NAM, de segunda a quinta-feira, de manhã e à tarde. Além da “Brazil Foundation”, a “AmI” e a “UNIGRAN” contam com outros valorosos parceiros nas muitas ações afirmativas que são efetivadas no NAM, desde a sua inauguração, em 2001. Entre os mais presentes, destacam-se a “Seara Alimentos”, os “Refrigerantes Tony” e o “Supermercado Chama”. Os acadêmicos da UNIGRAN também já se conscientizaram da importância do trabalho que a Instituição desenvolve no NAM, combinando educação e ação solidária, com vistas a melDATA_HORAr a qualidade de vida nas comunidades indígenas de Dourados. A estagiária do ID_CURSO de Psicologia, Jorcelene de Oliveira Teixeira, 45 anos, trabalha com muito boa vontade como coordenadora dos acadêmicos, no NAM, e como auxiliar na “Brinquedoteca”, onde as crianças pequenas passam a maior parte das tardes, enquanto as mães fazem aulas de crochê e bordado ou estão aprendendo a ler e a escrever. Comprometida com as questões sociais, a acadêmica considera essa oportunidade como um “presente”. “Eu me apaixonei pela Reserva e estou muito feliz, tanto com o meu ID_CURSO quanto com o meu trabalho aqui”, disse a estudante.