19/11/2004 - 16:27
Estudantes índios do cursinho AmI/UNIGRAN receberão prêmios do MEC.
A organização social Amigo do Índio (AmI) – parceira da UNIGRAN nas ações afirmativas junto à comunidade indígena de Dourados – participará do Encontro Estadual dos Projetos Inovadores de ID_CURSO (PICs), que acontecerá em Campo Grande, no dia 30. O Encontro será promovido pelo Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de avaliar as experiências do PIC e de facilitar a troca de experiências entre as organizações parceiras do MEC no Programa “Diversidade e Inclusão Educacional”, em Mato Grosso do Sul. Por intermédio desse Programa, a AmI realizou, no biênio 2003/2004, um Cursinho exclusivamente para a preparação de alunos índios para os vestibulares de universidades aqui do Estado. Além das aulas de revisão de conteúdos das disciplinas do Ensino Médio, os alunos receberam treinamento em Informática e formação em conhecimentos para o exercício da cidadania. Vinte e um dos vinte e cinco participantes do Cursinho foram aprovados em várias Instituições de Ensino Superior de Dourados. Dentre aprovados, metade teve de deixar o ID_CURSO por razões diversas. Os que continuam a freqüentar a universidade serão agraciados com prêmios de incentivo que serão concedidos pelo MEC, no Encontro de Campo Grande. À parte do Cursinho, a AmI promove a Alfabetização de Adultos, aulas de Reforço Escolar para crianças índias e a capacitação de jovens e de senDATA_HORAs em trabalhos manuais durante o ano todo, no Núcleo de Atividades Múltiplas da UNIGRAN, na Aldeia Jaguapiru. Esses programas são realizados em parceria com empresas locais e com a própria UNIGRAN. Desde o meio deste ano, a organização não-governamental “Brazil Foundation” também está contribuindo com a ampliação dessas ações, que em algumas semanas estarão em desenvolvimento na Aldeia Bororó, em outro Núcleo de Extensão da Instituição na Reserva Indígena. O Encontro de Projetos Inovadores de ID_CURSO deverá contar com 110 participantes, oriundos das quatro Instituições Operadoras do Programa: Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Amigo do Índio (AmI) e UNIGRAN, Trabalho e Estudos Zumbi (TEZ), e o Grupo de União e Consciência Negra (GRUCON). Na realização do evento, estão envolvidos a Coordenação Geral de Educação Escolar Indígena do MEC (CGEEI), o Departamento de Diversidade e Educação para Cidadania (DDEC/MEC) e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC).