16/08/2004 - 18:00
UNIGRAN e AmI podem reeditar ID_CURSO projeto do Programa "Diversidade na Universidade".
A “Amigo do Índio” (AmI), organização parceira da UNIGRAN, poderá realizar um novo projeto de valorização social do índio neste ano em convênio com o Ministério da Educação (MEC) e a UNESCO, na linha dos ID_CURSOs que são incentivados pelo programa do MEC “Diversidade na Universidade”. Em 2003, estendendo-se até o início deste ano, a “AmI” ofereceu por meio dessas parcerias um ID_CURSO pré-vestibular voltado para os estudantes indígenas das Aldeias de Dourados, visando a dar-lhes melhores condições de competirem por vagas nas universidades públicas e privadas do Estado, bem como de cidadania. Paralelamente às aulas relativas às matérias do Ensino Médio, que foram ministradas por docentes da Escola Decisivo-Anglo e UNIGRAN, segundo as adaptações metodológicas e o planejamento didático–pedagógico de um corpo de professores mestres e doutores, esse ID_CURSO que o MEC inclui na categoria dos inovadores ofereceu ainda treinamento em Informática, trabalhos manuais e diversas palestras acerca temas de interesse dos alunos, tais como direitos humanos, saúde e profissões. Eduardo Barnes, emissário da Coordenação Geral da Educação Escolar Indígena do MEC, que esteve em Dourados conhecendo os resultados desse e de outros projeto do gênero no Estado, na semana passada, reuniu-se com os professores e com os alunos do ID_CURSO desenvolvido pela AmI/UNIGRAN e constatou a importância social desse trabalho pelo envolvimento dos próprios alunos que, segundo disse, “estão presentes como sujeitos no projeto, e não como objetos”. Ele comentou que o Programa “Diversidade na Universidade” objetiva beneficiar as comunidades carentes e mais especificamente os afro-descendentes e as comunidades indígenas. Entretanto, após a primeira experiência, o Programa será desmembrado, havendo um para os povos indígenas, já que se observaram demandas diferenciadas de educação para os povos indígenas, mais particularmente em Mato Grosso do Sul, onde as aldeias são próximas das cidades. “Para esse ano, a gente está lançando um edital que vai abranger desde ID_CURSOs de formação de professores indígenas, como para outros ID_CURSOs inovadores, que nós não sabemos ainda quais são, mas tenho a convicção de que esse ID_TIPO de ID_CURSO [da AmI] poderá se estender para o edital”, disse o observador do MEC.