11/08/2004 - 10:30
Educação indígena é tema de livro de distribuição gratuita.
Publicado pelo Instituto Brasileiros de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) e pelo Observatório da Cidadania, o livro “Educação Escolar Indígena em Terra Brasilis, tempo de novo descobrimento” está dividido em três capítulos. O primeiro, de autoria do professor José Ribamar Bessa Freire, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e da UNI-Rio, faz um balanço histórico da relação dos povos indígenas com a escola. O antropólogo Luís Donisete Grupioni, da Universidade de São Paulo, aborda, no segundo capítulo, a atuação dos professores indígenas no período de 1980 a 2000. Finalmente, as pesquisadoras e antropólogas do Instituto Socioambiental Marina Kahn e Marta Azevedo, discorrem sobre questões relacionadas com o processo de estruturação de escolas indígenas, desde a elaboração do Projeto Político Pedagógico com os índios, até o debate com as autoridades locais, revelando as fragilidades aí presentes. O livro terá distribuição gratuita para professores e ONGs e os interessados podem se informar pelo telefone (21) 2509-0660, com Maurício ou Ana Cris (fonte: OSCIP Amigo do Índio / www.amigodoindio.org.br).