02/07/2004 - 14:44
Diretor de empresa parceira em ações sócio-educacionais elogia trabalho realizado no NAM.
O diretor geral de reID_CURSOs humanos da Seara Alimentos S.A., Haroldo Vieira, conheceu anteontem o trabalho de formação de parcerias para o efetivo enfrentamento da pobreza e do subdesenvolvimento que a OSCIP Amigo do Índio, AmI, desenvolve no Núcleo de Atividades Múltiplas da UNIGRAN (NAM), na Reserva Indígena de Dourados. Ele foi recebido pela presidente da OSCIP, arquiteta Ana Cristina Yamashita, em uma visita que incluiu a ala de tratamento de crianças desnutridas do Hospital da Missão Evangélica Caiuá. A Seara é uma das maiores colaboradoras da AmI e da UNIGRAN nas ações sócio-educacionais realizadas junto à comunidade indígena. Em outubro de 2001, com a mediação da UNIGRAN, a Seara doou à agência de Dourados da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), um conjunto de equipamentos para fabricação da “farinha multi-mistura”, um suplemento alimentar muito eficiente contra a subnutrição e que ajudou a reduzir substancialmente os índices de desnutrição nas duas aldeias de Dourados e em várias outras do sul do Estado. O equipamento está instalado no NAM, em uma sala própria, e a farinha é produzida por funcionários da FUNASA, com insumos doados pela sociedade, inclusive, pela própria Seara. Haroldo Vieira enfatizou os apoios que a empresa dá a ações afirmativas de inclusão social, por intermédio de suas unidades industriais, e valorizou as parcerias feitas entre setores da sociedade para se encaminhar soluções de questões sociais. “Há comunidades que não têm condições de resolver sozinhas os seus problemas e não se pode esperar tudo do governo, porque o déficit (de reID_CURSOs) é muito grande para se atender a tudo que precisa”, disse o executivo, que é responsável pelo gerenciamento de 14 mil funcionários da empresa. O diretor da Seara foi informado de outras parcerias promovidas pela UNIGRAN e pela AmI que, além da produção da multi-mistura, fazem funcionar um posto de saúde, um ID_CURSO de Informática, aulas de alfabetização de adultos e de reforço escolar, assistência jurídico-trabalhista aos índios, cursinho pré-vestibular, ID_CURSOs de trabalhos manuais para as mulheres e eventos de esporte e lazer, entre outras ações já implantadas no NAM. “Aqui existe um trabalho bastante completo. Eu acho que a sociedade está precisando justamente disso: se todos colaborarem, fica menos pesado para todos”, disse Vieira.