29/03/2004 - 11:36
Presidente de honra da UNIGRAN prestigia I Seminário de Mulheres Indígenas.
O presidente de honra da UNIGRAN, engenheiro civil e deputado federal Murilo Zauith (PFL/MS), apoiou a realização do “I Seminário de Mulheres Indígenas Sul-Mato-Grossenses”, que terminou ontem, na Câmara Municipal de Dourados. O evento, que marcou o início da mobilização das mulheres índias por seus direitos de cidadania, foi prestigiado por palestrantes que trataram das políticas públicas para os povos indígenas, dos direitos humanos, de questões fundiárias, dos direitos da mulher e da educação indígena, incluindo a reserva de vagas para índios nas universidades públicas. Acerca dessa temática, Murilo Zauith salientou a defesa que vêm fazendo na Câmara Federal para a garantia desse direito aos estudantes indígenas de todo o país nas universidades federais, assim como existe na lei estadual, criada por ele e aprovada em 2003, que assegura aos índios de MS parte das vagas oferecidas pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Na abertura do Seminário, Murilo Zauith avaliou que é a mulher indígena que tem conseguido manter vivas a cultura, a religiosidade e a língua de seus povos, especialmente numa situação na qual o marido não mais sai de casa para caçar e volta no final do dia, mas sim, sai da aldeia para trabalhar nas usinas de açúcar e fica meses fora. “Hoje, é a mulher que mantém a estrutura familiar e quanto mais preparada ela for, mais cultura ela passa para os filhos”, disse o deputado que considera justa a reivindicação das mulheres indígenas por melhorias nos serviços públicos de educação e de saúde nas aldeias, bem como pela igualdade de condições mercado de trabalho. Murilo Zauith destacou as ações afirmativas, baseadas em educação, que a UNIGRAN e a OSCIP Amigo do Índio estão promovendo nas aldeias de Dourados, no sentido de que as comunidades indígenas conquistem autonomia e mais representatividade nas diferentes instâncias administrativas. Nessa direção, a presidente da AmI, professora Ana Cristina Yamashita, ministrou no sábado palestra na qual explicitou os trabalhos que a organização está desenvolvendo em favor das populações Guarani, Kaiowá e Terena de Dourados. A Amigo do Índio tomou parte do I Seminário de Mulheres Indígenas como organizadora do evento, que foi coordenado pela índia kaiowá Dirce Cavalheiro Verón, uma dos líderes comunitários da Aldeia Bororó. Neste encontro, foi constituída a Organização das Mulheres Indígenas Sul-Mato-Grossenses “Kuñge Mbaápo Joja”, que terá representantes dos povos Ofaié, Guató, Kadiwéu, Guarani-Ñandeva, Kaiowá e Terena.