30/11/2018 09:09

Escola Bauhaus inspira móveis e luminárias no II Salão do Design Universitário da UNIGRAN

Móveis e luminárias foram inspirados na escola Bauhaus, mas a característica do douradense foi incluída na produção

O curso de Design de Interiores da UNIGRAN realizou a segunda edição do Salão do Design Universitário, que neste ano foi inspirado na Escola de Arte ‘Bauhaus’. No evento, foram expostos stands e móveis criados por acadêmicos do 4º semestre, na disciplina de Mobiliário e Projeto Efêmero, enquanto os do 2º semestre apresentaram diversas luminárias produzidas na disciplina de Design, Cultura e Ergonomia.

A primeira edição do salão aconteceu em 2016 e o evento foi inspirado no Salão Internacional do Móvel de Milão, na Itália, que é o principal evento do mundo na área de Design de Interiores.

A professora Valesca Amaro Cechin, coordenadora do curso, explica que o evento tem o objetivo de proporcionar aos alunos a experiência de criar e experimentar os novos paradigmas do Design contemporâneo, muitos deles inspirados nas revoluções ocorridas na escola Bauhaus. Além disso, os acadêmicos têm a oportunidade de expor seus trabalhos, sejam ambientes ou peças de mobiliário, para a comunidade, o que lhes viabiliza o contato com futuros clientes e fornecedores.

“O Salão do Design Universitário é pensado desde o início do ano com o apoio de todos os professores do curso. Ver os móveis e luminárias nesta exposição muito nos orgulha, pois atualmente é comum muita produção sem projeto ou com base em cópias e o curso de Design de Interiores está modificando isso em Dourados, possibilitando fazer peças projetadas, sob medida e com características diferentes”, aponta.

Um dos móveis produzidos foi a mesa de centro ‘Des Lunettes’, inspirada no Arquiteto e Artista Le Corbusier. A acadêmica Núbia Bernardo de Souza, garante que os alunos se apropriaram uma característica pessoal dele. “Ele usou esse modelo de óculos ao decorrer de toda sua vida, era uma característica marcante do profissional”. Ela ainda considerou a experiência marcante. “Participar do salão foi algo novo, marcante e especial porque tivemos a oportunidade de trazer de perto o que é o design e o conhecimento do artista x obra. O que mais nos chamou a atenção foi o interesse do público pelo tema, que foi inesperado pelo grupo”, menciona.

Já uma das luminárias criadas pelo 2º semestre foi a ‘Wood light’, construída a partir de uma madeira de eucalipto. Conforme a estudante Étila Medina Carreras, a produção foi inspirada na cultura sul-mato-grossense. “Foi uma experiência muito enriquecedora, pois tivemos que criar um objeto único e exclusivo, direcionado ao estilo de vida de uma cliente. Isso contribuiu com o desenvolvimento da nossa criatividade e nos ajudou a entender mais sobre o processo de criação e execução de um projeto”, ressalta.

No total foram expostos quatro móveis e doze luminárias produzidos pelos acadêmicos.

 

O Profissional

O Design de Interiores possui uma série de atribuições que o fazem a pessoa certa para projetar o melhor ambiente de convivência, seja em construções residenciais, comerciais e até industriais. Pode atuar no desenho de móveis, criando peças específicas e devidamente adaptadas e harmonizadas com o espaço disponível.

Podem ainda assessorar os clientes durante a compra de móveis e objetos de decoração, elaborar projetos paisagísticos e é claro, planejar de forma ampla o interior de qualquer ambiente, adequando tamanho, formado, cores e texturas ao propósito para o qual foram contratados.

O curso tem a duração de dois anos e o vestibular acontece no dia primeiro de dezembro. Mais informações podem ser obtidas na coordenação do curso pelo telefone (67) 3411-4245 ou no e-mail designdeinteriores@unigran.br.

Comentários

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
FONE: (67) 3411-4141 / Fax: (67) 3411-4167
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Todos os Direitos Reservados

Baixe os apps Unigran