08/11/2018 14:21

UNIGRAN aborda Fisioterapia Esportiva e Pilates em Jornada Acadêmica

XVII Jornada de Fisioterapia da UNIGRAN abordou temas atuais da área e contou com a grande participação de alunos e profissionais

 

Com a palestra ‘Novos conceitos da Fisioterapia Esportiva’, ministrada pelo fisioterapeuta mestre Juliano Arakaki, e apresentações culturais de acadêmicos, o curso de Fisioterapia da UNIGRAN realizou nesta semana a XVII Jornada Acadêmica.

A programação da noite de abertura contou ainda com uma homenagem ao Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de MS – CREFITO-13, quando receberam honraria os dirigentes do órgão Dr. Carlos Alberto Eloy Tavares, presidente, e o Dr. Fernando Pierette Ferrari, secretário, pela participação na construção do curso de Fisioterapia e também por toda contribuição para a profissão e para o curso.

Segundo a professora Simone Nihues, coordenadora de Fisioterapia da UNIGRAN, a escolha do tema se deu pelo amplo crescimento da atuação do profissional. “A demanda pelo fisioterapeuta esportivo está crescendo muito, em especial na prevenção de lesões no esporte, por isso, convidamos o Juliano [Arakaki], que é um dos melhores especialistas e o mais indicado para trazer esse assunto para os nossos alunos”, afirma.

Durante a palestra, Arakaki abordou sobre a evolução e abertura que a Fisioterapia esportiva teve nos últimos anos, principalmente pela realização de grandes eventos esportivos no Brasil. Destacou também que o profissional teve uma atuação muito importante e determinante para o sucesso tanto da Copa do Mundo quanto das Olimpíadas, o que foi uma grande ‘vitrine’, ampliando o campo de atuação, abrindo o horizonte dos profissionais e aumentando a credibilidade da profissão não só do Brasil, como no mundo.

“Um exemplo dessa expansão é que cada vez mais essa especialidade está sendo incluída na Atenção Básica. Ainda, na América Latina e Europa já é realidade a atuação do fisioterapeuta esportivo em escolas, universidades e praças públicas”, explicou o palestrante.

Além dos acadêmicos, muitos profissionais de Dourados participaram da Jornada que também contou com diversos minicursos.

Pilates

Um dos minicursos da Jornada Acadêmica foi sobre Pilates, ministrado pelas fisioterapeutas egressas da UNIGRAN, Arine Matoso Tramarin e Bruna Caroline Elicher. A atividade apresentou o método, aparelhos, os princípios e ainda alguns exercícios que aproximaram os acadêmicos da especialidade.

Segundo elas, a procura por esses especialistas aumenta a cada dia, o que trouxe o tema para a jornada. “Quando a maioria das pessoas ouve falar de Pilates pensa apenas em bola, por isso, trouxemos todos os equipamentos para os alunos conhecerem, pois um dos objetivos do minicurso foi fazer os alunos vivenciarem os exercícios, que geralmente são para fortalecimento e alongamento”, explica Arine.

Já Bruna destaca a grande participação dos alunos. “Foi muito gratificante fazer este minicurso. Tivemos um grande número de inscritos e, com isso, constatamos que muitos têm curiosidade sobre essa especialidade. Assim, tornamos o minicurso bem dinâmico, o que garantiu o sucesso esperado”, menciona.

Além de abordar a história do Pilates, o minicurso também apresentou o Neopilates, que trabalha exercícios lúdicos em bases estáveis, que é a novidade no método. Formadas pela UNIGRAN em 2012, Arina e Bruna atendem no ‘Studio Arina Matoso’, um dos pioneiros de Dourados.

Comentários

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
FONE: (67) 3411-4141 / Fax: (67) 3411-4167
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Todos os Direitos Reservados

Baixe os apps Unigran