ISSN 2316-3992
VOLUME: 3
NÚMERO: 8
JULHO/DEZEMBRO 2014
TÍTULO:
O ESTADÃO NO INSTAGRAM: DO JORNAL IMPRESSO AO APLICATIVO MÓVEL
AUTOR (ES):
FERREIRA, J. C. B.1, PADILHA, A. J. R.2
Resumo: O presente artigo teve por objetivo analisar as temáticas e conteúdo das fotos publicadas no perfil do Instagram do jornal O Estado de S. Paulo no período de dezembro de 2013 a fevereiro de 2014. Para tanto, utilizouse como metodologia a análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Por meio das hashtags dos prossumers, termo devidamente fundamentado por Alvis Toffler (1980), foi possível observar o fenômeno da convergência midiática e a instantaneidade na produção e consumo da informação pelos seguidores do jornal no referenciado aplicativo móvel. Dentre as análises, perceberam-se os diversos olhares dos leitores perante os acontecimentos do dia a dia com ênfase em temas como o amanhecer em grandes centros urbanos e paisagens naturais, o Carnaval e o modo de diversão do povo brasileiro.

Palavras- chave: Instagram, Estadão, convergências midiáticas.

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis
Dourados - Mato Grosso do Sul - BRASIL
Todos os direitos reservados a UNIGRAN | 2014