ISSN 2316-3992
VOLUME: 3
NÚMERO: 8
JULHO/DEZEMBRO 2014
TÍTULO:
A UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS SOCIAIS DIGITAIS PELA COMUNICAÇÃO PÚBLICA COMO FORMA DE ENGAJAMENTO DO SEU PÚBLICO DE INTERESSE
AUTOR (ES):
DECKERT, C. T.1
Resumo: A internet está a cada dia mais presente na vida das pessoas, e desde a transformação da web 2.0 o usuário passa a ter voz mais ativa na sociedade contemporânea através deste cenário digital. Este artigo procura estudar a utilização das mídias sociais digitais na Comunicação Pública como forma de engajamento do seu público de interesse. O trabalho aborda e busca identificar os conceitos e fundamentos sobre os quais se edifica a retórica no campo da Comunicação Pública, redes sociais e opinião pública. Na Comunicação Pública a troca de informação deve ser vista como de interesse público e não de estratégias mercadológicas. O termo considerado novo é trabalhado por alguns autores como Duarte (2007), Matos (2009), Oliveira (2005) e Reis (2013) como a comunicação que se realiza no vão entre Estado, governo e sociedade, objetivando a promoção da cidadania e focando o que é de interesse da maioria da sociedade. Por último analisa a forma de engajamento do público de interesse do programa Territórios da Cidadania através do Facebook e Twitter. O surgimento das mídias sociais trouxe uma nova forma dos atores sociais exercerem sua cidadania, a partir do momento que compartilham ou divulgam uma informação de interesse público com o seu grupo de amigos, porém as políticas públicas precisam se utilizar destas mídias para promover a cidadania, principal foco da Comunicação Pública.

Palavras- chave: Cidadania; Opinião Pública; Redes Sociais.

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