ISSN 2316-3992
VOLUME: 3
NÚMERO: 7
EDIÇÃO ESPECIAL AGRONEGÓCIO
TÍTULO:
Determinação da orientação estratégica do setor de farinha de trigo aplicando as teorias de porter: um estudo de caso na região oeste do Paraná
AUTOR (ES):
Alessandro Vinicios Schneider1 | João Carlos Garzel Leodoro da Silva2
Resumo: Na década de 90, marcada por profundas mudanças no ambiente econômico das organizações, observou-se profundas mudanças na estrutura produtiva nacional e, a partir desse marco, o estudo sobre estratégias assume papel primordial no que tange a gestão das empresas. O objetivo geral desta pesquisa foi identificar a orientação estratégica do moinho de trigo da Cooperativa Central Cotriguaçu, aplicando as teorias de Porter. Para a identificação da orientação estratégica foi feito com base na metodologia desenvolvida por Dess e Davis (1984). No que se refere à orientação estratégica aplicando as teorias de Porter, observou-se que a estratégia desenvolvida pela cooperativa apresenta um posicionamento tênue entre as estratégias de diferenciação e as estratégias de enfoque, podendo ser considerada como uma estratégia de diferenciação, sem desconsiderar as estratégias de baixo custo, podendo ser considerada como uma estratégia hibrida.

Palavras- chave: Estratégia, competitividade, farinha de trigo.

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