ISSN 2316-3992
VOLUME: 3
NÚMERO: 6
JANEIRO/JULHO 2014
TÍTULO:
Planejamento participativo e sua intersecção com as relações públicas: reflexões sobre a metodologia Paca
AUTOR (ES):
Álvaro de Araújo Ferreira Lima Filho; Daniele Aparecida Bueno; Giselle Sampaio Carneiro; Paloma de Fátima Carvalhar Matias; Patrícia de Souza Martins Galvão;
Valeska Petek Belancieri1 Maria Eugênia Porém2
Resumo: O fenômeno da globalização está intimamente ligado à expansão de mercados. Estes não conhecem fronteiras e impactam a vida em todas as sociedades ao redor do mundo. Neste contexto, ficam fragilizados os que têm menos poder aquisitivo ou tecnológico. Para sobreviver a esta tendência, comunidades se estruturam de modo a promover o desenvolvimento econômico local. São, assim, conjugados esforços por intermédio de planejamentos que envolvem e estimulam a participação de atores locais. Uma das metodologias que têm se mostrado eficiente para um projeto participativo é a PACA, acrônimo de Participatory Appraisal of Competitive Advantage. Este estudo busca apresentar e refletir, por meio de uma pesquisa bibliográfica, a possível intersecção entre o planejamento participativo e as Relações Públicas, ressaltando para tanto, a metodologia PACA. Em resumo, a metodologia PACA exige o estabelecimento de um efetivo relacionamento entre as pessoas e organizações envolvidas para atingir seus objetivos. É uma técnica de planejamento participativo que conduz ao desenvolvimento econômico local por instigar a sinergia de atores da comunidade. Como resultado da pesquisa foi possível identificar que as atividades que dão suporte à metodologia PACA são intrinsecamente relacionadas às atividades de Relações Públicas, na medida em que é função primária destes profissionais o uso de competências educacionais e comunicacionais para promover o estabelecimento do relacionamento entre indivíduos com organizações, instituições e entidades.

Palavras- chave: Planejamento participativo; Relações Públicas; Participatory Appraisal of Competitive Advantage (PACA).

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis
Dourados - Mato Grosso do Sul - BRASIL
Todos os direitos reservados a UNIGRAN | 2014