ISSN 2316-3992
VOLUME: 2
NÚMERO: 5
JULHO/DEZEMBRO 2013
TÍTULO:
MCPRODUTOS SAUDÁVEIS: O DISCURSO DA CULTURA FAST FOOD NA SOCIEDADE DE CONSUMO
AUTOR (ES):
Jéssica de Cássia Rossi1 Marcelo da Silva2
Resumo: Na sociedade de consumidores, a palavra de ordem é o consumo, entrelaçado à possibilidade de realização de um sonho e da conquista da felicidade por meio da aquisição do objeto de fetichização. Um dos desafios que despontam nesse cenário, é o de equilibrar as ações mercadológicas e institucionais de uma comunicação que, cada vez menos tem levado em conta a resistência da alteridade ante as estratégias sedutoras das organizações e sua reverberação na cotidianidade dos consumidores. Nesse sentido, esse artigo aborda - à luz dos estudos da linguagem e do discurso - como o McDonad?s ?se significa? no seio de novas demandas e imperativos sociais por alimentos saudáveis e menos calóricos; para tanto, nos valemos de uma reflexão teórica acerca da sociedade de consumo, do lugar do eu na cotidianidade e da comunicação organizacional integrada, ancorando-nos no pensamento de autores como Bauman (2008), Baudrillard (1981), Certeau (1994), Heller (2000), Simões (2001), Kunsch (2003), Brandão (2001) e Orlandi (2007).

Palavras- chave: Comunicação Organizacional Integrada; Consumo fast food; Discurso do McDonald?s;

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