ISSN 2316-3992
VOLUME: 2
NÚMERO: 5
JULHO/DEZEMBRO 2013
TÍTULO:
A PERSONALIZAÇÃO: UMA "NOVA LINGUAGEM" UNIVERSAL PARA OS CIBERMEIOS?
AUTOR (ES):
José Milton Rocha1
Resumo: O artigo estuda a personalização, uma das características do ciberjornalismo, na perspectiva do pensamento do teórico soviético Lev Manovich. Perpassa ainda outras ferramentas e dispositivos da cibercultura, as redes sociais como Facebook, YouTube e Twitter, a partir de referencial teórico que reúne pesquisadores brasileiros como Marcos Palácios, Carla Schwingel, Luciana Moherdaui, Marcelo Souza, Eduardo Pellanda e estrangeiros como Pierre Lévy, López García, Manuel Castells. Parte do projeto de pesquisa no Programa de Mestrado de Comunicação da UFMS, iniciado em 2012, que estuda a glocalização nos sítios de web notícias de Dourados, faz também neste recorte, reflexão sobre a relação homem/máquina cuja presença da personalização compõe parte desta linguagem universal presente nos cibermeios.

Palavras- chave: Ciberjornalismo, internet, linguagem.

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis
Dourados - Mato Grosso do Sul - BRASIL
Todos os direitos reservados a UNIGRAN | 2014