ISSN 2316-3992
VOLUME: 2
NÚMERO: 5
JULHO/DEZEMBRO 2013
TÍTULO:
A IMAGEM CONTEMPORÂNEA E A CONSTRUÇÃO DO PERSONAGEM POLÍTICO NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS BRASILEIRAS DE 2012
AUTOR (ES):
Deysi Cioccari1
Resumo: O objetivo do presente artigo é verificar o papel das imagens fotográficas jornalísticas na construção dos personagens políticos na campanha eleitoral de 2012. Desenvolvemos a ideia de que independentemente da estética imagética existe relevância tanto no processo de construção da imagem fotográfica quanto na sua recepção, baseado nas teorias de François Soulages. Utilizamos ainda o pensamento sobre a Sociedade do Espetáculo proposto por Guy Debord. Escolhemos como objeto de estudo as eleições municipais brasileiras de 2012 ocorridas em São Paulo e Porto Alegre. Analisamos as imagens fotográficas nos jornais mais lidos destas capitais: Folha de S. Paulo e Zero Hora, respectivamente.

Palavras- chave: Fotojornalismo, Construção de Identidade, Comunicação.

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis
Dourados - Mato Grosso do Sul - BRASIL
Todos os direitos reservados a UNIGRAN | 2014