ISSN 2316-3992
VOLUME: 2
NÚMERO: 4
JANEIRO/JULHO 2013
TÍTULO:
Representações da identidade nacional na imprensa: o caso da revista Brasileiros
AUTOR (ES):
André Mazini
Resumo: Este trabalho parte de um contexto macro, ao analisar representações da identidade nacional brasileira a partir da mídia, com enfoque na imprensa periódica nacional, e estreita o enfoque no estudo de um objeto específico: a revista Brasileiros. A Revista é observada através de suas construções estético-narrativas e de seu posicionamento editorial ao apresenta-se ao mercado como uma publicação que ?torce? pelo país, sob o argumento de que o "Brasil precisa gostar mais do Brasil" . A postura levanta também uma discussão ética sobre (im)parcialidade jornalística, especialmente ao observar a relação entre pautas e os principais anunciantes . Como metodologia, foi realizado um estudo de caso simples, apoiado em revisão bibliográfica e análise de conteúdo sobre os primeiros quatro anos da publicação. O trabalho é parte de uma tese de doutorado em desenvolvimento na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Palavras- chave: imprensa; representações; nacionalidade; identidade; jornalismo

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis
Dourados - Mato Grosso do Sul - BRASIL
Todos os direitos reservados a UNIGRAN | 2014