ISSN 2316-3992
VOLUME: 5
NÚMERO: 12
(jan-jun)
TÍTULO:
ORIENTAÇÃO PARA O MERCADO: CRIANDO VANTAGEM COMPETITIVA PARA PEQUENOS PISCICULTORES
AUTOR (ES):
Fábio Mascarenhas Dutra1 Madalena Maria Schlindwein2 Juliana Rosa Carrijo Mauad3 Márcia Regina Russo4
Resumo: O presente estudo foi desenvolvido na cidade de Dourados, estado de Mato Grosso do Sul, a qual está situada em uma região prospera no que se refere à produção de peixes, pois se beneficia de clima, solo e água adequados ao desenvolvimento da atividade. O objetivo deste trabalho é discutir de que forma a Orientação para o Mercado pode auxiliar os piscicultores a desenvolver com eficiência a comercialização do pescado, criando uma Vantagem Competitiva para seus produtos. Para o desenvolvimento deste trabalho foi realizada uma pesquisa exploratória descritiva com os piscicultores através da aplicação de um questionário semiestruturado. Observouse que há relevante troca de experiência no quesito manejo entre os produtores, porém ainda não se dispõe de assistência técnica adequada e eficiente que os apóie. Concluiu-se que diversos gargalos são encontrados e que enfraquecem o setor como, a mencionada falta de assistência técnica, altos custos de produção, ineficiência produtiva e informações, atraso na obra do frigorífico municipal entre outras, causando assim o extremo da desistência em investir na atividade por parte de alguns dos produtores.

Palavras- chave: Comercialização, Gestão do Conhecimento, Peixe.

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis
Dourados - Mato Grosso do Sul - BRASIL
Todos os direitos reservados a UNIGRAN | 2014