ISSN 2316-3992
VOLUME: 5
NÚMERO: 12
(jan-jun)
TÍTULO:
A EVOLUÇÃO DO DISCURSO PUBLICITÁRIO NA COMUNICAÇÃO TELEVISIVA EM CAMPANHAS VOLTADAS AO PÚBLICO INFANTIL
AUTOR (ES):
Rafael Picello Pascoalini1 Nirave Reigota Caram2
Resumo: A persuasão é uma técnica muito utilizada na publicidade em que se busca despertar ou instigar o consumo em determinado público alvo. Já a televisão é o meio de comunicação de massa que auxilia na eficácia dessa forma de se comunicar. Contudo, anunciar para um público como o infantil, é algo que se deve tomar os devidos cuidados para não deixar a mensagem abusiva ou apelativa, pois trata-se de um público imaturo, que está em fase de amadurecimento. Assim, o presente trabalho busca compreender a as mudanças ocorridas no discurso publicitário veiculado em campanhas televisivas voltado ao público infantil. Para buscar tal entendimento, por meio da pesquisa bibliográfica, recorre-se à compreensão da Teoria da Persuasão, para complementação da base teórica, um levantamento documental foi realizado, com a finalidade de compreender a legislação e normativas vigentes, e por fim, uma investigação qualitativa por meio de análise de conteúdo publicitário presente em algumas campanhas veiculadas desde os anos 70 até os tempos atuais. Conclui-se então, que houve uma evolução significativa no discurso, motivada pela legislação vigente e questões éticas frequentemente discutidas.

Palavras- chave: Discurso Publicitário; Teoria da Persuasão; Público Infantil.

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