ISSN 2316-3992
VOLUME: 5
NÚMERO: 12
(jan-jun)
TÍTULO:
A COMUNICAÇÃO CORPORATIVA E OS SITES SOCIAIS DE RECLAMAÇÃO NA SOCIEDADE DA DECEPÇÃO - DA FELICIDADE À FRUSTRAÇÃO DO CONSUMIDOR
AUTOR (ES):
Leila Márcia Tebcherani1 Lesley Soares Bueno2 Fábio Henrique Paniagua Mendieta3
Resumo: A cultura contemporânea, permeada pela consumolatria, traz à ribalta mudanças relevantes para a construção das sociedades, dos Estados-nação, sujeitos e organizações; a guinada nas socialidades com o desenvolvimento das tecnologias da informação e a eclosão das redes sociais da Internet delineiam novas formas de relacionamento, proporcionando mais compartilhamento e trocas velozes, derrubando a noção de espaço e tempo, tão valorizados hoje. Porém, também aceleram as descontinuidades, a decepção, a frustração e a falta de solidariedade. Neste sentido, este artigo problematiza, por meio de uma discussão teórica, o discurso publicitário da felicidade e a decepção do sujeito/consumidor que ganha visibilidade nos sites sociais de reclamação. Neste confronto, a confiança se apresenta como uma esperança, tornando-se uma aposta necessária para uma relação mais honesta com as alteridades na sociedade da decepção.

Palavras- chave: Comunicação Corporativa. Consumo. Sites Sociais de Reclamação. Felicidade. Decepção.

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