ISSN 2316-3992
VOLUME: 4
NÚMERO: 11
EDIÇÃO ESPECIAL
TÍTULO:
ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS DE OPOSIÇÃO: O LUGAR DE FALA DE AÉCIO NEVES NA CAMPANHA DE 2014 E NO CENÁRIO PÓS-ELEITORAL
AUTOR (ES):
Gustavo Fernandes Paravizo Mira1 Luiz Ademir de Oliveira2 Paulo Roberto Figueira Leal3
Resumo: O artigo analisa as estratégias discursivas de construção da imagem do senador mineiro Aécio Neves (PSDB) a partir de 2014 quando se lançou candidato à Presidência da República. Parte-se do pressuposto da centralidade da mídia para a política a fim de compreender como os atores políticos utilizam os diferentes suportes midiáticos para construir, reforçar ou mudar a imagem pública. Isso leva a uma política mais personalista e espetacularizada. Tomando como técnica de pesquisa a Análise de Conteúdo, o artigo traz uma análise quantitativa e qualitativa dos discursos veiculados pelo PSDB, tendo como figura central Aécio Neves, em quatro momentos político-eleitorais: o Programa Partidário Gratuito (PPG) do PSDB de 2014, os programas do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) do candidato Aécio no primeiro turno e no segundo turno e, por fim, o PPG do PSDB de 2015.

Palavras- chave: Comunicação Política; Imagem Pública; Aécio Neves; TV; Eleições 2014.

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