ISSN 2316-3992
VOLUME: 4
NÚMERO: 11
EDIÇÃO ESPECIAL
TÍTULO:
A COMUNICAÇÃO DO SEGUNDO GOVERNO LULA:OS PRINCÍPIOS DIALÓGICOS E A GUERRA COM A IMPRENSA
AUTOR (ES):
Ana Paula Costa de Lucena1 Heitor Costa Lima da Rocha2 Patrícia Rakel de Castro Sena3
Resumo: Esse artigo pretende contribuir com a discussão sobre as representações sociais percebidas nos princípios de comunicação pública desenvolvidos pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República (SECOM/ PR) durante o segundo mandato do Governo Lula, especialmente quanto ao conjunto de significados que fazem compreender a sua prática comunicacional diante do ?cabo de guerra? que enfrentou com a grande imprensa. Para o desenvolvimento deste projeto, foi analisada a palestra Comunicação Social, que foi proferida pelo ministro da SECOM, na época, Franklin Martins, a partir das concepções teóricas de autores como Serge Moscovici, Sandra Jovchelovitch, Murilo Soares, Pedrinho Guareschi, entre outros. Com metodologia qualitativa, a análise constatou que, embora com objetivos modestos, a estratégia comunicativa contribuiu significativamente para os altos índices de aprovação ao governo no período.

Palavras- chave: Representação social; Governo Lula; Esfera pública

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