ISSN 2316-3992
VOLUME: 1
NÚMERO: 1
JANEIRO/JUNHO 2012
TÍTULO:
O marketing aplicado na saúde / El marketing aplicado a la salud
AUTOR (ES):
Luciene Moesch KÖCHE, Marcelo Ioris KÖCHE e Alessandro SCHNEIDER
Resumo: Esse artigo analisa a importância do marketing e suas principais ferramentas mercadológicas para empresas na área da saúde, possibilitando resultados positivos relacionados à melhoria no atendimento e no merchandising, vendas de produtos e também tornar a empresa mais competitiva, diminuindo o impacto da concorrência. Apesar das ferramentas mercadológicas existirem a muito tempo, poucas empresas da saúde fazem uso delas, como uma forma de gerar vantagens competitivas para a diferenciação perante seus concorrentes. A concorrência leva as empresas a buscarem expansão em novos mercados, utilizando recursos que podem superar seus concorrentes, como uma nova forma de abordar o cliente, produtos e serviços novos, qualidade no atendimento, são recursos que não requerem muito investimento, mas que fazem toda a diferença em uma empresa, que podem ser usadas para aumentar o faturamento da empresa, atrair novos clientes e reter clientes antigos. Lembrando que as ferramentas mercadológicas devem ser utilizadas sem ferir os princípios éticos da profissão e sim como uma maneira de influenciar o cliente no momento da escolha entre uma ou outra organização.

Palavras-chave: Marketing, Saúde, Ferramentas Mercadológicas.

Abstract: This article examines the importance of marketing and its key marketing tools for companies in healthcare, enabling positive outcomes related to improvements in attendance and merchandising, product sales and also make the company more competitive, reducing the impact of competition. Despite the marketing tools are a long time, few companies make use of the health of them, as a way of creating competitive advantages for the differentiation with its competitors. Competition drives companies to seek expansion into new markets, using resources that can overcome its competitors, as a new way of approaching the client, new products and services, quality of care, are resources that do not require much investment, but they are all the difference in a company, which can be used to increase the turnover of the company, attract new customers and retain old customers. Recalling that the marketing tools should be used without hurting the ethical principles of the profession, but as a way to influence the customer at the choice between one or another organization.

Keywords: Marketing, Health, marketing tools.

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