ISSN 2316-3992
VOLUME: 1
NÚMERO: 1
JANEIRO/JUNHO 2012
TÍTULO:
O processo de gestão de pessoas em empresas de comunicação / El proceso de la gestión de personas en empresas de comunicación
AUTOR (ES):
Adriana de FALCO e Rômer Silva CASTANHEIRA
Resumo: Este trabalho verifica, por meio de Estudo de Caso, a forma como os processos de Gestão de Pessoas são aplicados em micro-empresas de comunicação de cidades da região de São João del -Rei, Minas Gerais. Para avaliar dificuldades e relações que caracterizam o processo de Gestão de Pessoas, foi utilizada a aplicação de um questionário enviado para gestores e colaboradores de sete empresas. A análise serviu para identificar características que revelam as práticas de Gestão de Pessoas e os seus resultados nas organizações pesquisadas.

Palavras-chave: Gestão de pessoas, Empresas de comunicação, Relacionamento interpessoal.

Resúmen: En este trabajo se verifica, a través de un Estudio de Caso, cómo los procesos de gestión de personas se aplican en la micro-empresa de comunicación de las ciudades en la región de São João del Rei, Minas Gerais, Brasil. Para evaluar las dificultades y las relaciones que caracterizan el proceso de Administración de Personas, se utilizó un cuestionario enviado a los directivos y empleados de siete empresas. El análisis ayudó a identificar las características que revelan las prácticas de gestión de personas y de sus resultados en las organizaciones encuestadas.

Palabras-clave: Gestión de personas, Empresas de comunicación, Relaciones interpersonales.

Abstract: This article verifies, through a Case Study, how the people management processes are applied in micro-enterprises of communication of cities in the region of São João del Rei, Minas Gerais, Brazil. To assess difficulties and relationships that characterize the process of People Management was used a questionnaire sent to managers and employees of seven companies. The analysis helped to identify characteristics that reveal the practices of People Management and its results in the organizations analyzed.

Keywords: People Management, Communication companies, Interpersonal relationship.

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis
Dourados - Mato Grosso do Sul - BRASIL
Todos os direitos reservados a UNIGRAN | 2014