Revista Multidisciplinar da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde da Unigran | ISSN-1981-3775

Os artigos deverão ser enviados, exclusivamente, por email: interbio@unigran.br

A PRÁTICA DE MONITORIA NO ENSINO DE PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO

THE PRACTICE OF ACADEMIC MONITORING IN PSYCHOLOGY TEACHING: SCIENCE AND PROFESSION

Autores:
SOUZA, Felipe Maciel dos Santos1; BARBOZA, Leandro Corrêa.2

Baixe o Artigo aqui (pdf)


Resumo:
A monitoria acadêmica é uma atividade que insere o estudante universitário nas práticas de ensino durante a graduação. Com a atividade, os futuros profissionais são preparados para o mercado de trabalho, ao receberem a experiência docente como uma opção de carreira. Objetivou-se relatar experiência de monitoria na disciplina de Psicologia: Ciência e Profissão, durante o Curso de graduação em Psicologia do interior do estado de Mato Grosso do Sul, Brasil. Este artigo inicia-se com uma discussão sobre as seguintes temáticas: a importância da prática da monitoria na formação acadêmica, a proposta da disciplina com ênfase na contribuição desta para a formação profissional e acadêmica. Observa-se que a monitoria é uma oportunidade ao graduando de conhecer as atividades acadêmicas por outro olhar, que ultrapassa a condição de aluno. A monitoria pode servir de processo mediador adicional entre o corpo discente e o corpo docente, sobretudo nas atividades práticas, e seu emprego é possível como facilitadora de aprendizagem na disciplina de Psicologia: Ciência e Profissão.


Abstract:
Academic monitoring is an activity that introduces the college student to the teaching practices during graduation. With this activity, the professionals of the future are prepared to the labor market as they obtain teaching experience as a career option. This study was done with the aim to describe experiences while monitoring of the discipline of Psychology: Science and Profession, in the Psychology course in the state of Mato Grosso do Sul, Brazil. This study begins with a discussion of the following topics: the importance of monitoring practice towards academic formation, the purpose of Psychology: Science and Profession, emphasizing its contribution to academic and professional formation. It is observed that monitoring is a chance to the graduation student to experience academic activities with a different perspective, beyond the condition of the student and it can also serve as an additional mediating process between the student body and faculty, especially in practical activities in order to facilitate learning in the Psychology: Science and Profession discipline.