Revista Multidisciplinar da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde da Unigran | ISSN-1981-3775

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OCORRÊNCIA DA SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES READAPTADOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA CIDADE DO MATO GROSSO DO SUL

OCCURRENCE OF BURNOUT SYNDROME IN REBUILT TEACHERS OF ELEMENTARY SCHOOL IN A CITY OF MATO GROSSO DO SUL

Autores:
FONTOURA JÚNIOR, Eduardo Espíndola 1; NETO, Alessandra Laudelino 2; MASSUDA JÚNIOR, João 3; MACEDO,Maurício Aguiar 4

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Resumo:
A Síndrome de Burnout (SB) é um fenômeno que afeta principalmente os trabalhadores encarregados de cuidar e se caracteriza pela resposta prolongada a estressores multifatoriais, compreendendo aspectos relacionados à exaustão emocional (single), despersonalização ou cinismo (contexto) e falta de realização pessoal (self), propiciando o adoecimento psíquico e físico desses trabalhadores, e, por consequência, implicações financeiras e sociais para a organização. O objetivo deste estudo foi identificar a ocorrência da SB em uma amostra de 59 professores readaptados do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Dourados-MS. Realizou-se um estudo exploratório-descritivo de análise quantitativa, com dados secundários cedidos pela SEMED. Os transtornos mentais e comportamentais constam como as principais doenças encontradas, indiciando a gravidade dos problemas relacionados à saúde mental dos docentes e potenciais casos de SB que não foram diagnosticados. Propõe-se a realização de estudos de rastreamento, pois eles podem promover diferentes níveis de diagnóstico, prevenção e cuidados relacionados à SB, bem como para as outras patologias ocupacionais.


Abstract:
Burnout Syndrome (SB) is a phenomenon that affects mostly workers in charge of care and is characterized by prolonged response to multifactorial stressors, including aspects related to emotional exhaustion (single), depersonalization or cynicism (context) and lack of personal fulfillment (self), providing the psychic and physical illness of these workers, and, consequently, social and financial implications for the organization. The aim of this study was to identify the occurrence of SB in a sample of 59 teachers primary school rebuilt the City Department of education (SEMED) of Dourados-MS. A descriptive exploratory study of quantitative analysis, with secondary data provided by SEMED was carried out. Mental and behavioural disorders are set out as the main diseases found, indicating the severity of the problems related to mental health of teachers and potential cases of SB that were not diagnosed. It is proposed to conduct studies of trace, because they may promote different levels of diagnosis, prevention and care related to SB, as well as for the other occupational diseases.