Revista Multidisciplinar da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde da Unigran | ISSN-1981-3775

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AVALIAÇÃO DA APLICABILIDADE DE RECURSOS PEDAGÓGICO-NUTRICIONAIS COM CRIANÇAS DAS 4ª SÉRIES DA ESCOLA MUNICIPAL NEIL FIORAVANTI DE DOURADOS - MS.

APPLICABILITY EVALUATION OF NUTRITIONAL PEDAGOGIC RESOURCES 4th GRADE CHILDREN OF NEIL FIORAVANTI COUNTY SCHOOL OF DOURADOS - MS

Autores:
GEMELLI, Cristhiane Rossi; MENDES, Rita de Cássia Dorácio

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Resumo:

Este trabalho teve como objetivo analisar a aplicabilidade dos recursos pedagógicos nutricionais para a formação de bons hábitos alimentares em crianças das 4ª séries do ensino fundamental de uma escola municipal da cidade de Dourados/MS. Os participantes da pesquisa possuíam entre 9 e 14 anos, de ambos os sexos e perfil socioeconômico médio-baixo. Foram incluídas na pesquisa todas as crianças que possuíam a autorização dos pais e que estavam presentes no dia da realização das atividades. Então foi aplicado um projeto com o título de Gincana dos Alimentos. Para avaliar a eficácia do recurso pedagógico-nutricional através do número de acertos do questionário aplicado antes e depois da atividade, foi utilizada a Análise de Variância (ANOVA) e para a comparação entre as médias foi utilizado o Teste de Tukey. Participaram da pesquisa alunos das 3 salas de 4ª série do ensino fundamental, onde todas, aumentaram seu conhecimento sobre a Pirâmide dos Alimentos depois da realização da intervenção. Os recursos pedagógico-nutricionais são de fácil aplicabilidade, promovem envolvimento dos participantes na atividade e são eficazes no processo de educação nutricional.

 

Palavras-chave: educação nutricional, recursos pedagógico-nutricionais, infância.


Abstract:

This paper aimed to analyze the applicability of the nutritional pedagogical recourses for good alimentary habits formation in 4th grade children of elementary education in a county school in Dourados/MS. The participants of the research ranged from 9 and 14 years- old, of both sexes and lower- middle social economic profile. It had been enclosed in the research all the children with their parents’ authorization and that were present on the activities day. Then a project was applied called Gincana dos Alimentos (food competition). For evaluating the effectiveness of the nutritional pedagogical recourses by the number of rightness in the applied questionnaire before and after the activity, it was used variance analysis (ANOVA) and for the comparison between the averages was used the Tukey Test. Three classes with 4th grade students of elementary school had participated in the research, where all, had their knowledge about the Foods Pyramid increased after intervention accomplishment. The nutritional pedagogical recourses are of easy applicability; promote the involvement among the participants in the activity, and are efficienting the nutritional education process.

 

Key-Words: nutritional education, pedagogical- nutritional recourses, childhood.