Revista Multidisciplinar da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde da Unigran | ISSN-1981-3775

Os artigos deverão ser enviados, exclusivamente, por email: interbio@unigran.br

ANEMIA INDUZIDA POR ANTI-HISTAMÍNICOS

ANEMIA INDUCED BY ANTIHISTAMINES

Autores:
RODRIGUES FILHO, Otávio e S. ; ARAÚJO, Miguel A. M.

Baixe o Artigo aqui (pdf)


Resumo:
A pesquisa tem por objetivo compilar material bibliográfico que permita demonstrar a classe acadêmica as interações tóxicas de alguns agentes anti-histamínicos que podem causar anemia nos pacientes, e alertar também sobre os malefícios da automedicação. Trata-se de uma pesquisa descritiva utilizando como ferramenta a revisão bibliográfica. Serão utilizados artigos e outras publicações de caráter científico, com no máximo de 15 anos de publicação. Através da pesquisa podemos concluir que vários agentes anti-histamínicos comumente comercializados podem causar toxicidade ao sistema hematopoiético, além de outras agressões ao organismo. Este conhecimento permite que o profissional de saúde possa intervir ou auxiliar o paciente quanto à utilização inadequada destes tipos de fármacos ou acompanhá-los visando diminuir os danos e buscando o pronto restabelecimento da saúde.


Abstract:
The study aims to compile bibliographic information, that to demonstrate for the academic class the toxic interactions of some anti-histamines which can cause anemia in patients, and also warn about the harm of self-medication. This is a descriptive study using the tool to bibliographic review. Will be used articles and other publications of scientific character with a maximum of 15 years of publication. Through the research, we can conclude that a number of anti-histamine commonly marketed can cause toxicity to the hematologic system and other assaults to the body. This knowledge allows the health professionals may engage or assist the patient as the inappropriate use of these drugs or accompany them to reduce the damage and looking for the speedy recovery of health.