Revista Multidisciplinar da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde da Unigran | ISSN-1981-3775

Os artigos deverão ser enviados, exclusivamente, por email: interbio@unigran.br

PROBLEMATIZANDO A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM DURANTE RESSUCITAÇÃO CARDIOPULMONAR EM UNIDADE DE HEMODIÁLISE: DESAFIO PARA O ENFERMEIRO EDUCADOR

PROBLEMATIZATION THE ASSISTANCE OF NURSING DURING RESUSCITATION CARDIOPULMONARY IN UNIT OF HEMODIALYSIS: CHALLENGE FOR THE EDUCATING NURSE

Autores:
BORGES, Bertha Lúcia Costa ; MACHADO, Alessandra Aparecida Vieira

Baixe o Artigo aqui (pdf)


Resumo:

Inúmeros estudos demonstram a necessidade da qualidade na assistência de enfermagem prestada ao paciente frente a uma situação de emergência. Não diferente disto, a evolução do conceito ensino e o enfoque educacional modificam-se, com a preocupação em formar o aluno – não como mero receptor de informações – mas como indivíduo, cidadão inserido na sociedade, sujeito do processo ensino-aprendizagem com participação ativa e real, exercitando uma postura crítica e buscando soluções. Objetivou-se com este trabalho demonstrar a necessidade de técnicas pedagógicas inovadoras no treinamento da equipe de enfermagem, utilizando-se a Teoria da Problematização, a fim de aplicar treinamento em ressuscitação cardiopulmonar em unidade de hemodiálise, no Hospital Evangélico, na cidade de Dourados-MS.

 

Palavras-chave: Saúde, Enfermagem, educação, técnicas e qualidade.


Abstract:

Countless studies demonstrate the need of the quality in the nursing attendance rendered to the patient front to an emergency situation. Not different from this, the evolution of the concept teaching and the educational focus they modify, with the concern in forming the student - I don''t eat jewfish receiver of information - but as individual, citizen inserted in the society, subject of the process teaching-learning with participation activates and real, exercising a critical posture and looking for solutions. It was objectified with this work to demonstrate the need of innovative pedagogic techniques in the training of the nursing team, being used the Problem Solving Theory, in order to apply training in cardiopulmonary resuscitation in unit of hemodialysis, in the Evangelical Hospital, in the city of Dourados-MS.

 

Key-Words: Health, Nursing, education, techniques and quality.