Portal do Aluno
Serviços
Apresentação Cerimonial Eventos Atendimento Horário Downloads Formatura
Cerimonial e Eventos

Formatura

As cerimônias de Colação de Grau da UNIGRAN estão regulamentadas pela portaria Nº. 05 de 12 de dezembro de 1998 e compreenderão:

I - abertura da sessão solene pelo Mestre de Cerimônia;

II - Composição da mesa presidida pela Reitora ou por seu substituto legal, observadas as normas do estatuto da UNIGRAN (componentes da mesa: Reitora (ou seu representante legal); Paraninfo (único por faculdade), Diretor da faculdade; coordenador de curso e nome de turma (um para cada turma)).

III - entrada dos formandos;

IV - abertura dos trabalhos pelo Reitor ou seu representante legal;

V - execução do Hino Nacional Brasileiro;

VI - juramento dos formandos por curso.

VII - outorga de grau aos concluin

VIII - discurso do orador;

IX - discurso do paraninfo;

X - encerramento da solenidade pela Reitora, ou por seu substituto.

Normas Gerais:

1 - Somente poderão participar da colação de grau os concluintes que tenham integralizado a matriz curricular do seu curso, e que tenham cumprido a carga horária das atividades complementares.

2 - O paraninfo (um por faculdade) - deverá ser escolhido pelas turmas. (Não havendo consenso na escolha do paraninfo a decisão será por sorteio).

3 - O nome de turma (um por curso) será escolhido pelos formandos.

4 - O paraninfo e o nome de turma devem ser membros do corpo docente da UNIGRAN. *

5 - Juramentos - Haverá um juramentista para cada curso e este será escolhido pela turma. (No momento da colação de grau o mestre de cerimônia convida o juramentista para ir até à tribuna e proferir o juramento em nome dos formandos. Este se dirige à tribuna e, com o braço direito estendido, lê o juramento, enquanto os demais, em pé, também com o braço direito estendido, acompanham a leitura. Ao final, todos em uma só voz repetem: "Assim prometo". A leitura deverá ser feita pausadamente, com entonação de voz firme e clara. O texto do juramento é de responsabilidade do Cerimonial da UNIGRAN que atenderá as orientações dos Conselhos Profissionais).

6 - Orador - Um por faculdade . Fala em nome de todos os formandos da faculdade e será escolhido pelas turmas. (Não havendo consenso na escolha do orador será decidido por sorteio).O orador deverá entregar o discurso ao cerimonial, em data a ser estipulada, e o discurso deve ser simples e possuir uma ordem clara e precisa de idéias. Sua estrutura compreende: abertura, desenvolvimento e conclusão. A duração para o discurso será de até 5 (cinco) minutos.

7 - Trajes

Na cerimônia de Outorga de Grau, todos os formandos deverão trajar beca na cor preta, jabeau branco, faixa na cintura na cor da área do conhecimento e capelo, que é colocado na cabeça após a Outorga de Grau.

Os canudos devem ser de cor azul Royal com o nome UNIGRAN na cor amarela.

- Os formandos deverão estar no local da solenidade com pelo menos 1(uma) hora de antecedência, devidamente vestidos e arrumados para o ato e devem permanecer no local a eles reservado, evitando a circulação entre os convidados para melhor organização do evento.

- Não serão permitidos faixa, cartazes e elementos sonoros (buzinas e cornetas) durante a cerimônia de colação de grau.

Para fazer o download do canudo para impressão, clique aqui

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
Todos os Direitos Reservados. Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP 79.824-900 - Dourados/MS - Fone: (67) 3411-4141 / Fax: (67) 3411-4167