Portal do Aluno
Graduacao
Apresentação Objetivo Perfil Profissional Estrutura Curricular Ementa Corpo Docente Atividade Complementar Contato
Serviço Social

EMENTA

I SEMESTRE

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO

Comunicação e linguagem. Língua, linguagem e fala. Modalidades oral e escrita. Variação linguística. Leitura, texto e textualidade. Características macro e micro estruturais do texto. Mecanismos de construção textual. Correção gramatical. Leitura, interpretação e produção de textos. Texto: a coerência e a coesão.

CIÊNCIA SOCIAIS (SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA)

Fundamentos Antropológicos: o homem, origens e formação cultural. Revolução Industrial: condições histórico- sociais que emergem das inovações tecnológicas, transformações econômicas, sociais e culturais. Desenvolvimento histórico e fundamentos do pensamento sociológico. Transformações históricas das sociedades e a filantropia no Brasil.

INTRODUÇÃO AO SERVIÇO SOCIAL

Definições e conceituações do Serviço Social. Entendimento do significado social da profissão. O surgimento e institucionalização do Serviço Social no Brasil. Elementos fundantes da especificidade do Serviço Social. Espaços sócio-ocupacionais da profissão nas esferas pública e privada.

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL I.

A compreensão do processo de institucionalização do Serviço Social. Principais fontes teóricas e metodológicas da institucionalização até o Movimento de Reconceituação. Análise das referências apropriadas pelo Serviço Social na América Latina, com ênfase no Brasil.

FILOSOFIA

Conceitos básicos. Importantes Filósofos. Pensamento Filosófico. As origens do pensamento. As diferentes abordagens da realidade. Tempos modernos. Correntes Filosóficas.

II SEMESTRE

METODOLOGIA CIENTÍFICA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL

Ler para estudar e pesquisar. Uso e emprego das normas da ABNT. Pensamento científico. Método científico. Níveis de conhecimento. Perfil do pesquisador. Princípios científicos e educativos da pesquisa. Linguagem científica. Prática de pesquisa científica.

TEORIA POLÍTICA

Os clássicos da política: Maquiavel, Hobbes, Locke e Rousseau. Análise do Estado moderno e suas relações com a sociedade civil. Hayek, Friedman e o neoliberalismo. Análise da reforma do Estado brasileiro.

QUESTÃO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE

Compreensão da questão Social: informação e desdobramento na sociedade capitalista. Fatores históricos (sociais, econômicos e políticos) que contribuíram para o surgimento e acirramento da Questão Social. A gênese da Questão Social e o Serviço Social e a questão social e o Serviço Social na contemporaneidade. Principais formas de expressão da questão social no Brasil contemporâneo. As expressões da Questão Social no MS e as demandas para o trabalho profissional do Assistente Social conforme as especificidades da região.

PSICOLOGIA

Caracterização da Psicologia e de suas principais escolas e abordagens. Estudo dos processos psicossociais (padrões, valores, identidade, crenças e), associados à existência dos indivíduos, comportamento humano, processos grupais e vida social. Análise de diferentes aspectos psicossociais da relação entre o profissional do Serviço Social e a comunidade.

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL - II

Expressões do pensamento marxista na produção teórica, bem como nos processos de trabalho do assistente social. Apreensão do redimensionamento da profissão referente as transformações societárias atuais.

III SEMESTRE

POLITICA SOCIAL BRASILEIERA

Introdução aos conceitos básicos em políticas sociais, teorias explicativas da constituição e desenvolvimento das políticas sociais; política social no neoliberalismo; projeto ético político do serviço social e políticas sociais e Constituição Federal de 1988, cobertura, equidade, descentralização e controle das políticas sociais e Direitos Humanos.

FORMAÇÃO SOCIO HISTÓRICA DO BRASIL

Uma análise da organização social, econômica e política brasileira. O estado através dos aspectos relativos: ao território, a população, ao governo e a soberania, sua organização social, econômica política do Brasil nos períodos: da colônia, do império e da república. Questões Sociais do Brasil atual.

PSICOLOGIA SOCIAL

Apresentar as Raízes da Psicologia Social e seus fundamentos teóricos nas perfectivas sócio-históricas. Abordar as relações entre indivíduos e sociedade e os micro temas em Psicologia; comportamento interpessoal; Percepção social; Subjetividade; Comunicação; Processos de interação; mudança de atitudes; papeis sociais; linguagem e ideologia, comunicação e representação social.

ESTATÍSTICA

Apreender o estudo da estatística. Tabulação. Apresentação gráfica. Medidas descritivas. Números índices. Probabilidade. Principais distribuições teóricas. Amostragem. Distribuição de frequências e suas características.

ECONOMIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL

Conceitos básicos e questões introdutórias a respeito da Economia Política e o Serviço Social; Economia Política Clássica; Categorias da Economia Política; Modo de Produção Capitalista - trabalho e mais-valia; Contradições da Economia; Neoliberalismo; Relações econômicas do Brasil com o resto do mundo; Principais problemas econômicos e sociais brasileiros; Orçamento Público e Privado em Políticas Públicas.

IV SEMESTRE

POLITICA SETORIAL DA PREVIDENCIA SOCIAL

Compreensão e reflexão sobre a evolução do sistema de seguridade social. Conhecimento crítico sobre a Política de Previdência Social, e o sistema da Seguridade Social através do processo previdenciário. Além desses aspectos, difundir os demais temas abrangentes ao sistema previdenciário, como questões relativas à forma de gestão desta política, bem como o serviço social neste contexto, benefícios, previdência complementar Pública e Privada.

POLÍTICA SETORIAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

Apreensão do histórico da assistência social no Brasil: características, institucionalização, programas, projetos e serviços da rede especializada e básica. O processo de descentralização político-administrativo; Sistema único de Assistência Social: SUAS, o trabalho do assistente social na concepção, planejamento, gestão, controle, financiamento, monitoramento e avaliação da política de assistência social.

SERVIÇO SOCIAL E FAMÍLIA

Entendimento, noção de família na sociedade moderna ocidental. Perspectiva histórica, social e cultural. Analise de diferentes organizações de família. Relação, família e políticas públicas. A intervenção do Assistente social junto às famílias e grupos populares.

PESQUISA SOCIAL I

Natureza, método e processo de construção do conhecimento: o debate teórico-metodológico, a pesquisa social. Método, técnicas e instrumentos da pesquisa qualitativa e quantitativa. Elaboração do projeto de pesquisa. Análise de Indicadores Econômicos

PLANEJAMENTO EM SERVIÇO SOCIAL

Compreensão das principais matrizes de planejamento; conceito, funções e aspectos do planejamento, elaboração e avaliação de projetos e programas sociais. O planejamento nas políticas públicas e privadas e de processos de trabalho do assistente social. Metodologia de avaliação de projetos; indicadores, elaboração e avaliação de projetos, programas sociais, planejamento de políticas sociais públicas e privadas e de processo de trabalho do assistente social.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SERVIÇO SOCIAL I

Inserção do aluno ao campo de estágio. Supervisão acadêmica com ênfase na observação, a partir do plano de estágio a ser elaborado.

V SEMESTRE

PESQUISA SOCIAL II

Elaboração de trabalhos acadêmicos, a partir do trabalho de campo e da prática de pesquisa. Processo de investigação relacionado às expressões da questão social. Elaboração do projeto de pesquisa, a partir da Pesquisa I e elaboração de relatório de pesquisa. Análise de discurso.

PROCESSO DE TRABALHO: ABORDAGENS INDIVIDUAIS E COLETIVAS

Compreensão e apreensão dos processos individuais e coletivos de intervenção do assistente social. Elaboração e operacionalização do instrumental técnico-operativo utilizado pelo profissional, para estes processos, individual e coletivo.

CLASSES E MOVIMENTOS SOCIAIS

Movimentos sociais em relações de classe, gênero e étnico-raciais. Identidade e subjetividade na construção dos movimentos societários. Importância e significado do terceiro setor.

ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL

Os fundamentos ontológicos da dimensão ético-moral da vida social e suas implicações na ética do Serviço Social. A construção do ethos profissional. Questões éticas contemporâneas e seus fundamentos teóricos filosóficos. O Código de Ética na história do Serviço Social brasileiro.

GESTÃO EM SERVIÇO SOCIAL

Processos de gestão de instituições, políticas, programas e projetos sociais. Compreensão e análise das principais teorias de administração e modelos de gestão social. Os referenciais teórico-práticos sobre gestão por Assistente Social em instituições governamentais Gestão em organizações da sociedade civil e no Terceiro Setor pelo assistente social. Teorias organizacionais e modelos gerenciais na organização do trabalho e nas políticas sociais Implantação, implementação e monitoramento de programas e projetos sociais.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SERVIÇO SOCIAL II

Supervisão acadêmica do aluno, com ênfase no diagnóstico e análise de demandas sociais, a partir do plano de estágio a ser elaborado. O contexto organizacional e institucional dos diversos âmbitos públicos e privados em que implicam a prática do Serviço Social. Discussões teóricas e metodológicas no campo de estágio.

VI SEMESTRE

PROCESSO DE TRABALHO: ABORDAGEM INSTITUCIONAL

Compreensão do conceito de instituição/organizações. Tendências de análises e/ou leitura de sociedade. A prática, possibilidades e os limites do assistente social na elaboração de análise institucional, estudos dos principais conceitos do movimento institucionalista (auto-análise, auto-gestão, instituições, organizações, campo de análise, campo de intervenção entre outros).

PROCESSO DE TRABALHO EM EMPRESAS

Apreensão de responsabilidade social, filantropia empresarial, assessoria e consultoria, articulação, coordenação e gestão. Compreensão das estratégias de gestão de políticas de recursos humanos e saúde do trabalhador; programas de qualidade total e o serviço social; Filantropia empresarial e/ou políticas sociais empresariais, diagnóstico social e regional das empresas que compõem o pólo produtivo da região de Dourados-MS. Trabalho do assistente social neste espaço sócio-ocupacional e discussões de experiências e análise das possibilidades de trabalho do assistente social em empresas.

POLÍTICA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Apreensão crítica, histórica à infância no Brasil. A doutrina de Proteção Integral. Conceitos de criança e adolescente, compreensão da concepção de gestão, controle e financiamento das políticas de atenção à criança e ao adolescente. Análise entre a Doutrina da Situação Irregular e da Proteção Integral. Apreensão do Estatuto da Criança e do Adolescente ECA - gênese e mudanças. Reordenamento dos processos institucionais e processuais a partir do ECA; o processo de trabalho do assistente social, junto às instituições executoras da Política da Criança e do Adolescente.

DIREITO E LEGISLAÇÃO SOCIAL

As Instituições de direito no Brasil. Constituição Federal - Direitos e garantias fundamentais da cidadania. O direito Social. Direito do Trabalho; Noções de Direito Civil (família, tutela, curatela e adoção) A legislação social: CLT. Relações jurídicas no marco da integração supra-nacional (MERCOSUL E ALCA). A legislação profissional.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SERVIÇO SOCIAL III

Supervisão acadêmica com ênfase na intervenção profissional, a partir do plano de estágio a ser elaborado. Apreensão crítica dos processos sociais numa perspectiva de totalidade.

VII SEMESTRE

POLÍTICA SETORIAL DA SAÚDE

Compreensão e análise crítica das tendências históricas e sociais do campo da saúde pública e privada no Brasil. Concepção, de gestão, controle e financiamento. Intervenção e articulação, do assistente social neste contexto. As particularidades das demandas dos usuários dos serviços de saúde.

POLÍTICA DO IDOSO

Conhecimento das políticas de atenção à população idosa no Brasil. Apropriação das diretrizes internacionais e nacionais. Apreensão da concepção, gestão, controle e financiamento das políticas de atenção ao idoso.

PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCCI

Conhecimento científico. Etapas da elaboração do projeto de monografia, observando os seguintes elementos: Determinação do tema; Problematizarão; Formulação das Hipóteses; Elaboração do pré-projeto de pesquisa. Pesquisa; construção do projeto de pesquisa; metodologia da pesquisa; Trabalho de campo; Coleta, Análise e Interpretação de dados; Definição e Estrutura Monográfica.

PROCESSO DE TRABALHO NA EDUCAÇÃO

Conhecimento da Política de Educação Brasileira, trajetória histórica. Possibilidades e demandas de trabalho para o Serviço Social neste espaço sócio-ocupacional. Compreensão e análise das expressões da questão social no contexto da Política Educacional. Elaboração, execução e avaliação de planos, programas e projetos, na área de competência do Serviço Social junto a Política de Educação.

QUESTÃO URBANA E RURAL

Compreensão e análise dos conceitos de rural e urbano e suas características e particularidades. Articulação do agir profissional e as demandas coletivas e individuais da população de cada contexto. Tópicos especiais da realidade regional e local. A questão sócio-histórica de MS com particularidades étnicas rurais. Questão habitacional e meio ambiente.

TÓPICOS ESPECIAIS EM SERVIÇO SOCIAL I

Fortalecimento da formação em Serviço Social, com apreensão e discussão de assuntos em voga e temas polêmicos da atualidade relacionados às questões pertinentes ao Serviço Social, fomentando o debate da intervenção do serviço social na dinâmica das relações com pares, usuários, instituições privadas, organizações não governamentais e movimentos sociais e suas implicações.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SERVIÇO SOCIAL IV

Supervisão acadêmica com ênfase na avaliação e sistematização dos processos de trabalho, a partir do plano de estágio a ser construído, com vistas ao TCC. Apreensão crítica dos processos sociais numa perspectiva de totalidade.

VIII SEMESTRE

PROCESSO DE TRABALHO NA ESFERA PÚBLICA NÃO ESTATAL

Conhecimento do processo histórico, esfera pública não-estatal. Relações entre Estado e sociedade civil. Apreensão do conceito de: Estado e sociedade civil; Público e Privado; Terceiro Setor; ONGs; Filantropia; Voluntariado e Terceiro Setor. Possibilidades de atuação do assistente social junto às organizações do terceiro setor. Diagnóstico social e regional do Terceiro Setor, sócio-assistencial da região da Grande Dourados-MS. Intervenção do assistente social, experiências realizadas na esfera pública não-estatal

SEMINÁRIOS TEMÁTICOS EM SERVIÇO SOCIAL

Resgate da apreensão dos processos de trabalho e das políticas setoriais do serviço social, com acompanhamento de relatos da prática.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

Apresentação gráfica e oral do trabalho monográfico (pré banca e banca). Elementos de apoio ao texto monográfico. Formalidades da apresentação do texto monográfico. Emprego das normas da ABNT no texto monográfico.

TÓPICOS ESPECIAIS EM SERVIÇO SOCIAL II

Fortalecimento da formação em Serviço Social, com apreensão e discussão de assuntos em voga e temas polêmicos da atualidade relacionados às questões pertinentes ao Serviço Social, fomentando o debate da intervenção do serviço social na dinâmica das relações com pares, usuários, instituições privadas, organizações não governamentais e movimentos sociais e suas implicações.

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
Todos os Direitos Reservados. Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP 79.824-900 - Dourados/MS - Fone: (67) 3411-4141 / Fax: (67) 3411-4167