TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA - Ementa


ANATOMIA HUMANA I

Fundamentação teórico-prático da anatomia no conhecimento do corpo humano. Introdução ao estudo anatômico. Sistema Ósseo. Sistema Articular. Sistema Muscular. Sistema Nervoso. Sistema Circulatório.

BIOLOGIA CELULAR, GENÉTICA E EMBRIOLOGIA

Origem e evolução das células. Aspectos fundamentais da estrutura e função celular, genética humana e sua aplicabilidade na saúde. Formação dos tecidos. O material genético. Hereditariedade e principais síndromes. Gametogênese. Desenvolvimento da vida intra-uterina. Anexos embrionários. Teratologia. Efeitos biológicos da radiação. Mutação.

BIOQUÍMICA

Estudo bioquímico da célula. Bioquímica dos Ácidos Nucléicos. Bioquímica de aminoácidos, peptídeos e proteínas. Enzimas e coenzimas. Bioquímica de carboidratos. Bioquímica de Lipídios. Metabolismo e Regulação Hormonal.

BIOSSEGURANÇA EM RADIOLOGIA

Introdução à biossegurança; EPIs e EPCs; estrutura e organização da área de trabalho; tipos de riscos na área de saúde; mapa de risco; manuseio e descarte de produtos químicos; biossegurança no uso de radioisótopos; gerenciamento de resíduos biológicos; métodos de desinfecção e esterilização; boas práticas em serviços de saúde; manuseio de perfurocortantes; principais doenças ocupacionais em profissionais da saúde; roteiro de inspeção de segurança; noções de primeiros socorros; prevenção e combate a princípios de incêndio; ética profissional. Educação Ambiental.

INTRODUÇÃO À RADIOLOGIA

História da radiologia. Noções básicas dos métodos diagnósticos por imagem. Equipamentos e acessórios da radiologia convencional. Fundamentos de Física radiológica, produção e propriedades dos Raios X diagnósticos. Formação e registro da imagem. Qualidade da imagem radiográfica. Procedimentos de Câmera Escura. Manipulação e Processamento do filme.

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO

Linguagem como representação da realidade. Estratégias discursivas para a produção de textos orais e escritos. Teoria da linguagem. Funções da linguagem. Estrutura e funcionamento da comunicação. A coerência e a coesão textual. Dissertação: exposição, argumentação e conclusões a partir de tema que mobilize pesquisa.

ANATOMIA HUMANA II

Sistema respiratório, digestório, urinário, genital feminino e genital masculino, endócrino e sensorial. Aspectos gerais de anatomia dos membros superiores e inferiores através de imagens radiológicas convencionais.

ÉTICA E LEGISLAÇÃO APLICADA À RADIOLOGIA

Constituição Federal (1988) da seção a saúde artigos 196 a 200. Introdução ao sistema de saúde. Introdução à ética (ética versus moral). Questões éticas, deontológicas e legais. Tomada de decisões. Autonomia e direitos do paciente. Estudo de casos. Ética na pesquisa em saúde. Bioética. Código de Ética dos profissionais em radiologia. Legislações básicas CRTR. Educação das Relações Étnico Raciais para o ensino da História e Cultura Afro Brasileira e indígena.

FÍSICA RADIOLÓGICA I

Notação científica (fundamentação teórica e exercícios de fixação). Fundamentos da física da radiação.Noções básicas de óptica, ondas, calor. Princípios elementares da eletricidade e magnetismo (eletromagnetismo) necessários para a compreensão dos raios X. Avaliação dos efeitos da interação da radiação com a matéria, principalmente no tocante à atenuação. Cálculo de atenuação: Lei de Beer-Lambert.

HISTOLOGIA

Conhecimentos histológicos fundamentais teóricos e práticos sobre os tecidos: epitelial, conjuntivo, cartilaginoso, ósseo, nervoso, muscular, sangue, hemocitopoese, órgãos dos sistemas circulatório, tegumentar, digestório, respiratório, imunitário, urinário e endócrino do corpo humano.

MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA

Aspectos introdutórios da microbiologia (bactérias, fungos e vírus). Classificação dos microorganismos. Microbiota normal. Transmissão de infecções. Infecção hospitalar. Medidas de controle das doenças. Princípios de imunologia. Resposta Imune. Radioterapia x imunidade. Radiação no controle de microorganismos. Princípios da Resistência microbiana.

TÉCNICAS PARA INCIDÊNCIAS RADIOLÓGICAS I

Terminologia radiológica; posicionamento do paciente e técnica radiológica convencional (raios-X), dos membros superiores e inferiores, tórax e abdome (técnica habitual e especificidades para pacientes politraumatizados, pacientes restritos ao leito e em procedimentos cirúrgicos). Reconhecimento de anatomias através de incidências e imagens radiográficas.

ANATOMIA RADIOLÓGICA

Visualização e interpretação de imagens presentes na radiologia convencional. Crânio e pescoço. Tórax e abdômen. Membros superiores e inferiores. Sistema urinário e sistemas reprodutores masculino e feminino.

EXAMES RADIOLÓGICOS EM ODONTOLOGIA

Histórico, conceito e importância dos raios-X. Filmes e processamento radiográfico. Princípios físico-químicos na produção dos raios-X. Princípios da formação da imagem radiográfica.Efeitos biológicos e higiene das radiações. Conceitos e técnicas radiográficas intra-orais.Radiografiaspanorâmicas. Radiografias extra-orais.Métodos de localização radiográfica. Erros na obtenção das imagens radiográficas. Interpretação radiográfica.

FÍSICA RADIOLÓGICA II

Estudo da natureza das radiações nucleares e suas características. Estudo dos modelos nucleares e das propriedades dos núcleos. Aborda de forma abrangente a radioatividade destacando os tipos de decaimentos, bem como a transmutação dos elementos radioativos. Reações nucleares. Fissão e fusão nucleares. Energia nuclear e suas aplicações. Lei de Beer-Lambert.

FISIOLOGIA E BIOFÍSICA

Fisiologia dos sistemas e sua relação com a radiologia. Fenômenos biofísicos. Bioeletrogenese. Conceitos da física clássica que estão internamente ligados aos fenômenos biofísicos do corpo humano. Contração do músculo estriado esquelético e liso. Sistema cardiovascular. Sistema nervoso central e periférico. Fenômenos elétricos das células (potencial elétrico, potencial de repouso, origem do potencial elétrico, difusão de transporte ativo, conceituação iônica dentro e fora da célula, potencial de ação), Biofísica da visão. Processos biofísicos relacionados à vida; Biofísica dos sistemas funcionais; Teoria dos receptores; Tópicos de energia (bioeletricidade).

MATEMÁTICA E BIOESTATÍSTICA

Conceitos básicos de matemática. Funções. Estatística descritiva. Estudo da probabilidade. Distribuição estatística. Aplicações na saúde.

TÉCNICAS PARA INCIDÊNCIAS RADIOLÓGICAS II

Terminologia radiológica; posicionamento do paciente e técnica radiológica convencional (raios-X), dacabeça, pescoço e coluna vertebral (técnica habitual e especificidades para pacientes politraumatizados, pacientes restritos ao leito e em procedimentos cirúrgicos). Reconhecimento de anatomias através de incidências e imagens radiográficas.

FARMACOLOGIA

Noções Gerais de Farmacologia. Farmacocinética. Farmacodinâmica. Farmacologia de meios de contraste usados na radiologia e reações adversas.

GESTÃO DE SETORES RADIOLÓGICOS E DE CLINICAS

Teorias e técnicas de administração geral. Gerenciamento de serviços radiológicos integrados às sofisticações tecnológicas. Relação entre as equipes interdisciplinares e multidisciplinares. Organização hospitalar. Organização dos serviços de manutenção. Gerenciamento da tecnologia. Custos.

PRINCÍPIOS E TÉCNICAS DE ENFERMAGEM

Ações básicas de enfermagem: reconhecimento dos sinais vitais e suas alterações: Pressão Arterial, Pulso, Frequência Respiratória, Temperatura; noções de infecção hospitalar: Higienização simples das mãos, calçar e descalçar luvas estéreis; meios de desinfecção e esterilização de materiais e manuseio de materiais estéreis: Desinfeção de baixo, médio e alto nível, Esterilização à calor seco e úmido, Esterilização à Oxido de Etileno; técnicas de administração de medicamentos: Adm. Via Oral, Via Intradérmica, Via Subcutânea, Via Intramuscular, Via Intravenosa; Cateterismo venoso; manuseio de pacientes politraumatizados.

PROTEÇÃO RADIOLÓGICA

Noções sobre tópicos como estrutura da matéria, radiação eletromagnética, radioatividade, interação da radiação com a matéria, efeitos biológicos das radiações ionizantes, princípios de segurança e proteção radiológica, princípios de detecção da radiação, gerência de rejeitos radioativos, transporte de materiais radioativos, bem como ações de resposta a incidentes e acidentes radiológicos são fundamentais para a condução, com segurança, de atividades envolvendo substâncias emissoras de radiação ionizante em diversas áreas de atuação profissional. Noções gerais sobre radiobiologia.

PSICOLOGIA APLICADA À RADIOLOGIA

Introdução à Psicologia. Estudos do comportamento, percepção, personalidade, desenvolvimento individual, formação do grupo social, comunicação e relacionamento. Relação profissional/cliente.O homem como ser bio-psico-socio-cultural. Aspectos psicológicos na área de saúde. Relacionamento interpessoal.

TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA

Conceitos teóricos e práticos sobre a construção das imagens produzidas em um equipamento de Tomografia. Computadorizada: definições de grandezas e unidades físicas específicas, os principais protocolos, as limitações e características operacionais deste método.

EXAMES CONTRASTADOS E PRIMEIROS SOCOROS

Farmacocinética, farmacodinâmica e os aspectos toxicológicos das substâncias utilizadas no auxílio da visualização das estruturas anatômicas. Meios de contrastes radiológicos. Contrastes paramagnéticos. Reações adversas e inter-relacionamento de drogas. Primeiros socorros. Protocolos de exames contrastados vias oral e venosa.

FUNDAMENTOS DE SAÚDE PÚBLICA E EPIDEMIOLOGIA

Conceitos de saúde e doença. A saúde como um reflexo do equilíbrio homem x meio social e ambiental. O processo de adoecimento. Níveis de prevenção e atenção à saúde. Programas de Saúde. Conceito de epidemiologia. Noções de saneamento básico e saúde ambiental. Compromisso do profissional de saúde na promoção de saúde individual e coletiva.

MAMOGRAFIA, DENSITOMETRIA E ULTRA-SONOGRAFIA

Estudo radiológico e conhecimento das técnicas para a realização dos exames e avaliação anatômica da mama. Acústica, física dos sons. O princípio do pulso, equipamento ultra-sonográfico, transdutor, Artefatos, Efeito piezoeletrico, Efeito Doppler, Técnicas de exposição. Aplicações clínicas da ultrassonografia. Introduzir os conceitos fundamentais e a aplicação dos princípios do exame Densitométrico no diagnóstico precoce da Osteoporose. Apresentar a aplicação dos principais protocolos na aquisição de imagens densitométricas.

PATOLOGIARADIOLÓGICA

Introdução a Patologia; saúde e doença; métodos de análise; lesão, adaptação, crescimento e diferenciação celulares; causas; evolução; distúrbios hídricos, hemodinâmicos e funcionais; alterações morfológicas macroscópicas e microscópicas, alterações moleculares de doenças inflamatórias agudas e crônicas circulatórias; regeneração e reparo; neoplasia; doenças nutricionais. Imagens Radiológicas associada ao processo patológico.

RESSONÂNCIA NUCLEAR MAGNÉTICA

Princípios físicos da RM (eletromagnetismo, Formação da imagem, Spin, Precessão, Campo Magnético, Emissão de Sinal, Conceito de Ressonância, Recebimento do Sinal de Ressonância, Relaxamento, Conhecimento de Campo Magnético). Espectroscopia, ressonância magnética funcional, sequência de pulsos, técnicas e protocolos de exames e planos de corte em RM. Segurança em RM.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Princípios de proteção radiológica. Proteção do paciente, do trabalhador e do individuo do público frente aos equipamentos radiológicos. Monitoramento individual e ambiental. Manuseio seguro de fontes de radiação ionizantes e não ionizantes. Grandezas utilizadas para a quantificação da radiação. Possíveis danos biológicos advindos da interação da radiação com o indivíduo. Legislação nacional e normativas internacionais específicas para o uso de proteção radiológica. Exames em Radiologia Convencional e Digital, Radiologia Odontológica, Radiologia Veterinária e Tomografia Computadorizada.

MEDICINA NUCLEAR

História da Medicina Nuclear. Geração de Aparelhos em Medicina Nuclear. Técnicas de obtenção de imagens em Medicina Nuclear. Física da Medicina Nuclear. Decaimento radioativo. Atividade de uma amostra radioativa. Meia vida física, efetiva e biológica. Exposição e Contaminação. Radioproteção em Medicina Nuclear e Dosimetria. Introdução à Radiofarmácia. Detectores de radiação gama. Principais radionuclídeos de uso clínico em Medicina Nuclear. Diagnóstico e terapia em Medicina Nuclear. Controle de qualidade em Medicina Nuclear. Legislação aplicada à Medicina Nuclear: Normas CNEN e ANVISA. Protocolos clínicos em Medicina Nuclear: Exames realizados na área de Cardiologia, Endocrinologia ? Radioiodoterapia, Samarioterapia e Oncologia, Ortopedia, Gastroenterologia, Urologia, Pneumologia, Mastologia. PET CT: Técnicas de Obtenção de imagem, Farmacologia do FDG e protocolos utilizados.

RADIOLOGIA DIGITAL HUMANA E VETERINÁRIA

Estudo radiológico e técnicas em medicina veterinária. Equipamentos de radiologia veterinária. Manejo seguro com animais. Proteção radiológica em radiologia veterinária. Exames especiais. Formação e arquivamento de imagem digital, Comunicação via DICOM, PACS.

RADIOLOGIA INDUSTRIAL

Princípios físicos e cuidados necessários nos principais procedimentos industriais que utilizam as radiações ionizantes a fins diagnósticos e ensaios não destrutivos em meios líquidos, sólidos e gasosos. Segurança, radioproteção, Planos de radioproteção, Manutenção, teste e acessórios. Armazenamento de fontes, Gerência de Rejeitos Radioativos. Transporte de Material radioativo.

RADIOTERAPIA

Radioterapia superficial. Unidades de cobalto. Aceleradores de elétrons. Aceleradores de outras partículas usadas em radioterapia. Grandezas que caracterizam a penetração de um feixe num meio homogêneo. Parâmetros que especificam a qualidade dos feixes. Detectores Controle da qualidade dos equipamentos. Protocolos de calibração de dosímetros no ar e na água. Objetivos da radioterapia. Definição dos volumes e planejamento em diferentes locais do corpo humano. Radioterapia conformada tridimensional. Radioterapia por modulação de intensidade. Radiocirurgia. Cuidados com paciente em radioterapia. Aspectos psicológicos nos cuidados com o paciente.

TÓPICOS AVANÇADOS EM TECNOLOGIA RADIOLÓGICA

PET Scan, novas tecnologias por imagem, tomografia de feixe cônico, novas formas de proteção contra a radiação.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Atividades relacionadas à geração de imagens diagnósticas humanas ou de equipamento, abrangendo todos equipamentos (MAMO, RMN, Radiologia Contrastada e Radiologia Convencional e Digital), realizado em Instituições externas.