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FISIOTERAPIA - Apresentação


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Turno: Integral / Noturno
Grau Outorgado: Bacharel
Duração: 8 semestres
Coordenador: Renato Silva Nacer

O curso de Fisioterapia da UNIGRAN, ao longo de 10 anos (1999- 2008), estruturou-se para estar fundamentado em uma idéia altamente influenciada no dinamismo da capacidade de inovar, autenticar e adequar seus objetivos, mecanismos e instrumentos elaborados a partir das evidências concretas rigorosamente avaliadas, e visa a formação de um profissional que tenha visão das necessidades de trabalho não só da região, mas também no âmbito nacional.

O curso de Fisioterapia da UNIGRAN foi construído coletivamente, buscando a formação integral do acadêmico, considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Fisioterapia, Resolução CNE/CES 4, de 19 de fevereiro de 2002, e é atualizado constantemente acompanhando as tendências sócio-políticas. Desta forma, o Curso de Fisioterapia contempla a atenção aos conhecimentos específicos, sem deixar de observar a necessidade de desenvolver, nos futuros profissionais, competências e habilidades para enfrentar uma sociedade em vertiginosa transformação. Para efetivar essa proposta, o Curso de Fisioterapia também valoriza outros aspectos como as Atividades de Extensão, monitoria, estágios nos diversos níveis de formação e áreas de atuação, iniciação científica, cursos de extensão, visitas orientadas dentre outros programas de complementação de estudos.

A Fisioterapia iniciou-se, como formação profissional técnica, na década de 50. Em 1963, com o Parecer nº 388/63 do Conselho Federal de Educação foi estabelecida a formação de profissionais em Fisioterapia e Terapia Ocupacional, aparecendo assim, os primeiros cursos de nível superior. No dia 13 de outubro de 1969 foi regulamentada pelo decreto lei nº 938, em seu artigo 3º, que diz: "é atividade privativa de Fisioterapia executar métodos e técnicas fisioterapêuticas com a finalidade de restaurar, desenvolver e conservar a capacidade física do paciente".

As concepções de formação profissional, na área de Fisioterapia, têm evoluído progressivamente, desde a criação do primeiro currículo mínimo pelo CNE (1963). Essa evolução tem fundamental importância no objetivo de acompanhar a natureza da evolução do sistema de saúde, dos avanços científicos e tecnológicos, do aumento dos esforços para melhorar a qualidade de vida da população, assim como de conter os custos da saúde pública e privada através da promoção e da prevenção de doenças, da repercussão do aumento da idade populacional e da crescente necessidade de qualidade de vida em todas as fases da vida do ser humano.

Sendo assim, tais tendências determinam um perfil profissional de fisioterapeuta, bacharel, com formação generalista, humanística, crítica e reflexiva, capacitado para atuar em todos os níveis de atenção à saúde. Este profissional deve possuir uma visão ampla e global, respeitando os princípios éticos/bioéticos, morais e culturais do indivíduo e da coletividade. Deverá ter como objeto de estudo o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, quer nas alterações patológicas, cinético-funcionais, quer nas suas repercussões psíquicas e orgânicas. Esta profissão objetiva preservar, desenvolver, restaurar a integridade de órgãos, sistemas e funções, desde a elaboração do diagnóstico físico e funcional até a eleição e execução dos procedimentos fisioterapêuticos pertinentes a cada situação. É um profissional voltado ao desenvolvimento científico e apto a adquirir conhecimentos que possam garantir uma educação continuada e permanente.

Detentor do conhecimento sobre o homem como universo do saber e da cultura, os profissionais fisioterapeutas têm que ser atuantes e atuais, desde os parâmetros biológicos até os sociais, tendo compromisso constante com a cientificidade e a cidadania, estando inseridos no contexto sóciopolítico-econômico da atualidade.

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