Portal do Aluno

Engenharia Mecânica - Apresentação


Turno:  Diurno e Noturno
Grau Outorgado: BACHAREL EM ENGENHARIA MECÂNICA.
Duração: 10 semestres

O Brasil enfrenta hoje um grande desafio que é retomar o crescimento de forma sustentável. Sem uma boa quantidade de engenheiros bem formados e capazes de se atualizar constantemente, o País não será capaz de fazer frente ao desafio de incorporar tecnologia na velocidade necessária para se tornar competitivo. A globalização da economia permitiu uma maior participação dos produtos brasileiros no mercado mundial, da mesma forma que produtos estrangeiros estão cada vez mais presentes no mercado brasileiro. O mercado mundial solicita cada vez mais por produtos de baixo custo, alta qualidade, e produzidos de forma ecologicamente correta, o que só é possível, se estivermos em consonância com as mais modernas técnicas de produção. Buscando atender a essa solicitação, exige-se a formação na área de engenharia mecânica que busque atuar de forma crítica e criativa, capaz de absorver e desenvolver novas tecnologias, identificar e solucionar problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas impostas pela sociedade.

O Estado de Mato Grosso do Sul, conta com um dos maiores rebanhos de bovino do país, com crescimento no setor do aviário, suíno e também da piscicultura. Possui ainda, a segunda maior jazida de minério de ferro do País, sendo também um dos maiores produtores de grãos do Brasil. O Estado está começando um intenso processo de beneficiamento dos seus próprios produtos primários, agregando valor aos mesmos, o que tem gerado novos empreendimentos no setor de papel e celulose, frigorífico, têxtil metal-mecânica, siderurgia e da agroindústria.

O engenheiro mecânico está sempre ligado a uma indústria ou empresa, quer seja no desenvolvimento de projetos, concepção e planejamento, ou ainda na execução e manutenção de processos, máquinas, equipamentos mecânicos e eletromecânicos, veículos automotores, eletrodomésticos, brinquedos, sistemas de produção e instalações industriais, além de atuação essencial no ramo de estruturas metálicas e não-metálicas.

A indústria em geral absorve esses profissionais em setores como o metal-mecânico (diversas existentes e em implantação no MS, em especial em Dourados-MS), naval (pólo em Corumbá-MS), de celulose e papel (pólo em Três Lagoas-MS), petroquímico e petróleo e gás (Gasoduto e alcoolduto MS), usinas de açúcar e álcool (no tocante à fabricação de vasos de pressão e estruturas, bem como manutenção nas indústrias de transformação do setormetal-mecânico no MS), automobilístico e autopeças, aeronáutico, aeroespacial e alimentício (máquinas e equipamentos de processamento). A Petrobras é, hoje, uma das maiores empregadoras do país na área de Engenharias em geral.

Desta forma, os investimentos direcionados para o setor industrial, exigem uma demanda cada vez maior de mão de obra qualificada e em sintonia com as novas tecnologias aplicadas ao processo de produção. Na perspectiva de acompanhar as mudanças ocasionadas pelos efeitos da globalização e dos avanços tecnológicos e do iminente desenvolvimento industrial do estado do Mato Grosso do Sul propõe-se a implantação do curso de Engenharia Mecânica, buscando o perfil do engenheiro que o mercado necessita. Mais do que nunca, é necessário que o engenheiro tenha iniciativa, criatividade, espírito empreendedor e capacidade de atualização constante.

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
Todos os Direitos Reservados. Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP 79.824-900 - Dourados/MS - Fone: (67) 3411-4141 / Fax: (67) 3411-4167