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Graduacao
Apresentação Objetivo Perfil Profissional Estrutura Curricular Ementa Instalações Contato
EDUCAÇÃO Física

EMENTA

GRADUAÇÃO

1º SEMESTRE

ANATOMIA APLICADA À EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES I

Introdução ao estudo anatômico. Sistema ósseo. Sistema Articular. Sistema muscular. Sistema nervoso. Sistema Nervoso Autônomo. Sistema circulatório.

CITOLOGIA, GENÉTICA E EMBRIOLOGIA

Estrutura, constituição e fisiologia dos componentes celulares e organelas citoplasmáticas. Biomembranas, diferenciação celular. Divisão celular, mitose e meiose. Transmissão e manifestação genética. Clonagem, transgenia e células tronco. Gametogênese.

Desenvolvimento da vida intra-uterina. Anexos embrionários. Teratologia.

HISTÓRIA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES

Compreender a história como área de estudo e pesquisa em seus vários aspectos. Surgimento das atividades físicas humanas e dos esportes. Abordagem crítica dos desenvolvimentos dos jogos olímpicos, desde antiguidade até a idade contemporânea. Evolução histórica da importância e finalidades das atividades físicas e do desporto. História dos esportes no Brasil·o desenvolvimento histórico da educação física: as heranças militares, médicas e esportivas. Os projetos que viabilizam as transformações político-econômicas do Brasil, suas personagens suas idéias.

Regulamentação da profissão. A educação física na LDB.

TEORIA E PRÁTICA DA GINÁSTICA I

Conhecimento da evolução histórica da ginástica por meio dos tempos e sua conceituação no tempo presente. Análise da ginástica como proposta viável nos processo formativo e educativo, que colaboram com a efetivação de uma pedagogia de movimentos na Educação Física Escolar e não Escolar.

TEORIA E PRÁTICA DA NATAÇÃO E ATIVIDADES AQUÁTICAS I

Apresentação histórica da natação como deslocamento no meio líquido e sua importância nas Olimpíadas e como desporto. A adaptação ao meio líquido. Conhecimentos das propriedades físicas da água e seus aproveitamentos nas questões didáticas e pedagógicas das aulas de natação. A natação como desenvolvimento motor e das funções psicomotoras (sensório-motor). Processos metodológicos de ensino e aperfeiçoamento da natação para diversas faixas etárias. Condicionamento físico por meio da natação e outras atividades aquáticas. Utilização e exploração de materiais diversos como auxílio nas atividades aquáticas.

TEORIA E PRÁTICA DO ATLETISMO I

Observação crítica das características gerais e específicas do Atletismo, entendendo e refletindo seu contexto formativo nos clubes e associações esportivas; o processo pedagógico da iniciação ao treinamento, do ponto de vista da execução prática, embasados em teorias e aplicação metodológica de técnicas de aprendizagem. Observação de exemplos positivos para estruturação da teoria e prática das técnicas de aprendizagem. Busca pelo esporte de rendimento, através do aperfeiçoamento da técnica esportiva.

2º SEMESTRE

ANATOMIA APLICADA À ED. FÍSICA E ESPORTES II

Sistema Respiratório, Sistema Digestório; Sistema Urinário, Sistema Genital (Masculino e Feminino); Sistema Endócrino; Sistema Sensorial e Sistema Tegumentar.

ÉTICA

A Educação Física como atividade profissional. Regulamentação da profissão. O perfil do profissional de Educação Física. Atuação e produção do conhecimento em Educação Física. Ética Profissional. Bioética.

TEORIA E PRÁTICA DA GINÁSTICA II

Aquisição de conhecimentos referentes à ginástica voltados para o desenvolvimento orgânico-funcional e das habilidades motoras em diferentes níveis. Elaboração e aplicação de propostas viáveis em diferentes âmbitos, a partir de análise crítica da realidade.

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO

A nova ortografia. O processo de comunicação. Funções da Linguagem. Leitura. Texto. Fatores de textualidade. Gênero e tipologia textuais. Resumo. Resenha.

TEORIA E PRATICA DO ATLETISMO II

Observação crítica das características gerais e específicas do Atletismo, entendendo e refletindo seu contexto formativo nas escolas e nas associações atléticas; o processo pedagógico da iniciação ao treinamento, do ponto de vista da execução prática, embasados em teorias e aplicação metodológica de técnicas de aprendizagem. Observação de alguns exemplos positivos para estruturação da teoria e prática das técnicas de aprendizagem. Construção de planos de ensino em instituições escolares.

TEORIA E PRÁTICA DA NATAÇÃO E ATIVIDADES AQUÁTICAS II

Apresentação histórica da natação como desporto olímpico. Apresentação dos quatro nados competitivos (crawl, costas, peito e golfinho) as metodologias utilizadas para seus ensinos, técnicas e regras. Processos metodológicos de ensino e aperfeiçoamento da natação para diversas faixas etárias. Condicionamento físico por meio da natação e outras atividades aquáticas (hidroginástica). Conhecimento de outros desportos aquáticos (nado sincronizado, pólo aquático e salto ornamental). Conhecimento sobre as primeiras etapas de salvamento.

TEORIA E PRÁTICA DO HANDEBOL I

História e evolução do handebol no Brasil, técnicas direção e organização do jogo.

Fundamentos básicos, arremessos e tiro a gol.Regras oficiais do jogo.

3º SEMESTRE

FILOSOFIA

O que é Filosofia? As Raízes do Mundo Filosófico. O Valor da Filosofia. O Pensar Filosófico. A Filosofia entre a Religião e a Ciência. Discussões Filosóficas. Questões Filosóficas Profissionais. Filosofia e Responsabilidades do Educador Físico.

TEORIA E PRÁTICA DO HANDEBOL II

História e evolução do handebol no Brasil, técnicas direção e organização do jogo.

Fundamentos básicos, arremessos e tiro a gol. Defesa e ataque. Regras oficiais do jogo.

Mini-hand.

FUNDAMENTOS BIOQUÍMICA

Estudo bioquímico da célula. Bioquímica de aminoácidos. Bioquímica de Proteínas. Enzimas e Coenzimas. Bioquímica de Carboidratos. Bioquímica de Lipídios. Integração e controle do Metabolismo. Bioquímica aplicada ao exercício físico.

NUTRIÇÃO PARA ATIVIDADE FÍSICA I

Conceitos sobre nutrição. Nutrição e atividade física. Nutrição: processos de digestão e absorção dos nutrientes alimentares. Nutrientes: Macronutrientes na saúde e na atividade física. Água: hidratação e desidratação. Guias alimentares.

TEORIA E PRATICA DO BASQUETEBOL I

Estudo das possibilidades de aplicação do basquetebol, nas suas mais variadas formas de manifestação da cultura brasileira, como esporte de competição e participação.

TEORIA E PRÁTICA DO VOLEIBOL

História e evolução do voleibol. Características gerais do voleibol como esporte coletivo e sua utilização no processo pedagógico dos diferentes níveis escolares. Os princípios, procedimentos e vivências que favorecem a aprendizagem do voleibol. Processo ensino-aprendizagem da técnica esportiva. Abordagem para a montagem e treinamento de uma equipe escolar.

Sistema de Recepção no voleibol. Sistema de defesa no voleibol. Sistema de ataque no voleibol. Vôlei de praia. Regras oficiais e preenchimento da súmula do voleibol.

FISIOLOGIA HUMANA I

Introdução à biofísica. Água e soluções em biofísca. Membranas biológicas. Bioeletrogênese. Biofísica da contração muscular. Biofísica dos sistemas orgânicos humanos. Neurofisiologia. Fisiologia muscular. Fisiologia cardiovascular. Fisiologia respiratória.

4º SEMESTRE

INTRODUÇÃO À RECREAÇÃO E AOS ESTUDOS DO LAZER

Introdução à Recreação; Recreação e Lazer; Recreacionistas; Organização das Atividades Recreativas; Dinâmicas Recreativas; Novas perspectivas para as Áreas de Atuação.

TEORIA E PRATICA DO BASQUETEBOL II

Estudo das possibilidades de aplicação do basquetebol, nas suas mais variadas formas de manifestação, na sociedade. Fundamentos individuais de defesa. Táticas ofensivas e defensivas.

TEORIA E PRATICA DA DANÇA

Proporcionar o desenvolvimento de habilidades, que oferecem subsídios para o trabalho coreográfico através de movimento naturais e simples aproveitando e respeitando o individual do educando, baseando na origem, especificidades da Dança e sua importância para a qualidade de vida do ser humano.

SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA

Fundamentos antropológicos: a cultura condiciona a visão de mundo do homem. Desenvolvimento histórico e fundamentos do pensamento sociológico (Marx, Weber e Durkheim). O corpo na vida cotidiana. Política educação e corpo.

Degradação social, globalização e neoliberalismo.

FISIOLOGIA HUMANA II

Fisiologia renal. Equilíbrio ácido-base. Fisiologia do sistema endócrino. Fisiologia do aparelho digestório. Fisiologia do aparelho reprodutor masculino e feminino. Fisiologia do sangue

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO HUMANO

Importância de estudos sobre o crescimento, a composição corporal e o desempenho motor em crianças e adolescentes. Crescimento, desenvolvimento, maturação e experiência. Crescimento e desenvolvimento dos tecidos e dos sistemas orgânicos. Influência da maturação biológica. Influência dos aspectos genéticos e do meio ambiente. Associação entre prática da atividade física e aspectos morfológicos e funcionais.

5º SEMESTRE

BIOESTATÍSTICA

Introdução à Bioestatística. Conceitos Fundamentais. Estatística Descritiva e Estatística Inferencial. Organização de Dados; Medidas de Tendência Central ou de Posição; Medidas de Dispersão ou de Variabilidade. Hipóteses Estatísticas. Amostras. Testes Paramétricos; Testes Não-Paramétricos. Bioestatística Computacional.

LAZER E SOCIEDADE

Introdução ao Estudo do Lazer; Atuação do Profissional; Educação Física, Lazer e Sociedade; Temas sobre Lazer; Novas perspectivas para as Áreas de Atuação.

LUTAS

Observação crítica das características gerais e específicas e culturais das "lutas", entendendo e refletindo seu contexto formativo nas entidades esportivas, o processo pedagógico da iniciação ao treinamento, do ponto de vista da execução prática, embasados em teorias e aplicação metodológica de técnicas de aprendizagem. Observação de alguns exemplos positivos para estruturação da teoria e prática das técnicas de aprendizagem. Estudo dos diferentes tipos de Lutas.

METODOLOGIA CIENTÍFICA I

Introdução ao Conhecimento Científico. Métodos Científicos. Estrutura da Ciência. Planejamento de Pesquisa. Elaboração do Projeto de Pesquisa.

TEORIA E PRÁTICA DA GINÁSTICA RÍTMICA

Propostas rítmicas que proporcionem a compreensão dos elementos que sirvam de instrumentos para a associação do ritmo e movimento como suporte estrutural para a conscientização do fenômeno educacional; vivência do corpo no espaço e reconhecimento da expressão corporal como meio de comunicação; entendimento da Ginástica Rítmica (GR), enquanto disciplina curricular, na formação profissional da área de Educação Física; aprendizagem teórica-prática-metodológica da GR bem como a construção de movimentos adaptados à prática escolar e outros campos de trabalho.

LIBRAS

História e educação dos surdos; alfabeto manual, sinais de pontuação, acentuação e números; O significado e a importância da LIBRAS; cores, dias da semana, meses e tempo; A LIBRAS e seus parâmetros; família, parentes e amigos; Caracterização da surdez: tipos e graus de perda auditiva; verbos; Diagnóstico precoce; verbos, O surdo e sua cultura; substantivos; O surdo e a educação no Brasil; alimentos e animais; Datilologia; antônimos e adjetivos; Legislação específica de LIBRAS; meio ambiente, tempo e natureza; Educação bilíngüe; meios de comunicação e transportes, perguntas, profissionais, pronomes., escola, faculdade e disciplinas.

6º SEMESTRE

METODOLOGIA CIENTÍFICA II

Métodos Científicos. Estrutura da Ciência. Planejamento de Pesquisa. Elaboração do Projeto de Pesquisa. Normas para trabalhos científicos.

BIOMECÂNICA DO MOVIMENTO I

Introdução ao estudo da biomecânica. Aspectos Fisiológicos aplicados à biomecânica. Biomecânica do Tronco. Biomecânica dos membros superiores. Biomecânica dos membros inferiores.

TEORIA E PRÁTICA DA GINÁSTICA ARTÍSTICA II

Observação crítica das características gerais e específicas da Ginástica Artística, entendendo e refletindo seu contexto formativo nas escolas e nas associações atléticas; o processo pedagógico da iniciação ao treinamento, do ponto de vista da execução prática, embasados em teorias e aplicação metodológica de técnicas de aprendizagem. Observação de alguns exemplos positivos para estruturação da teoria e prática das técnicas de aprendizagem. Construção de planos de ensino em instituições escolares.

TEORIA E PRÁTICA DO FUTEBOL

Características gerais do Futebol e do Futsal. Fundamentos técnicos do Futebol e do Futsal. Processo ensino-aprendizagem da técnica esportiva. Jogos pré-desportivos. Regras oficiais do Futebol e do Futsal.

Funções e posicionamento dos jogadores. Sistemas referenciais. Sistemas de marcação (tática defensiva) e tática ofensiva.

EDUCAÇÃO FÍSICA PARA PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

Aspectos relacionados com a conceituação, definição, caracterização e objetivos da Educação Física Especial enquanto campo de atuação profissional e fenômeno sócio-cultural, na valorização das diferenças nos diferentes segmentos da sociedade.

7º SEMESTRE

AVALIAÇÃO E PRESCRIÇÃO DE ATIVIDADE FÍSICA

Cineantropometria. Avaliação Antropométrica. Medidas antropométricas. Avaliação da aptidão cardiorespiratória. Avaliação neuromuscular. Avaliação da flexibilidade. Aplicação das medidas antropométricas.

BIOMECÂNICA DO MOVIMENTO II

Princípios de Cinética aplicados ao movimento humano. Tipos de contração muscular. Marcha humana, Ação muscular na biomecânica do tronco, membro superior e membro inferior. Análise de movimento aplicado ao esporte

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Observação de atividades desenvolvidas em clubes e academias. Promoção de atividades para portadores de Hipertensão Arterial. Orientação da intensidade de caminhadas para pessoas da comunidade em lugares públicos. Promoção e realização de grande evento esportivo: OLIGRAN. Promoção de atividades de esportes e lazer na comunidade, através de projeto de extensão: UNIGRAN vai à comunidade. Construção de projetos.

FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO

Princípios da Fisiologia do Esforço. Aspectos básicos relativos à aplicação da Fisiologia ligados a Atividade Física. Bioenergética. Adaptações orgânicas ao esforço. Parâmetros fisiológicos utilizados na avaliação física. Exercício e meio ambiente. Atividade física e saúde.

SAÚDE PÚBLICA (EPIDEMIOLOGIA)

Saúde e Doença; Indicadores de Saúde; Temas sobre Saúde Pública; Epidemiologia; Epidemiologia e Planejamento de Saúde.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I

Áreas e Linhas de pesquisa. Trajetória de investigação. Elaboração de um Projeto de Pesquisa. Ética em pesquisa.

8º SEMESTRE

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Construção de projetos de Colônias de Férias. Observação e realização de atividades desenvolvidas em clubes e academias. Promoção de atividades para portadores de Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitos. Orientação da intensidade de caminhadas para pessoas da comunidade em lugares públicos. Promoção e realização de grande evento esportivo: Copa de Futsal UNIGRAN. Promoção de atividades de esportes e lazer na comunidade, através de projeto de extensão: UNIGRAN vai à comunidade. Dinâmicas de grupo. Jogos de salão como proposta de lazer.

GINÁSTICA DE ACADEMIA

Contextualização da ginástica ao longo dos tempos; a importância da ginástica e a compreensão do seu papel quanto fenômeno sócio-cultural relacionado à aquisição, manutenção e/ou recuperação da saúde como contribuinte para a qualidade de vida; diferentes manifestações da ginástica de academia e propostas de aplicação; classificação e organização dos exercícios ginásticos, com e sem materiais (acessórios), voltados para pequenos e grandes grupos musculares, em diferentes planos e eixos.

HIGIENE E SOCORROS URGENTES

Abordagem de temas e execução de diversos procedimentos relacionados a: higiene pessoal, da alimentação e do ambiente, necessários a formação de hábitos e atitudes que promovam a saúde individual e coletiva, assim como contribuam para a prevenção de doenças.

Socorros imediatos às vítimas de acidentes, tais como traumatismos músculo-esqueléticos, casos de sangramento, alterações da consciência, asfixia e outros acidentes possíveis de ocorrerem nas práticas esportivas, enfatizando medidas de prevenção.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

Normas da ABNT. Normas da InterBio. Orientações do Trabalho de Campo. Definição e Estrutura do Artigo Preliminar. Definição e Estrutura do Artigo Final.

BASES METODOLÓGICAS DO TREINAMENTO DESPORTIVO

História e Evolução do Treinamento Desportivo. Bases fisiológicas e biomecânicas gerais. Princípios Científicos do Treinamento Desportivo. Treinamento cardiorrespiratório. Treinamento neuromuscular. Periodização do treinamento. Planejamento do Treinamento.

MUSCULAÇÃO

Metodologia e objetivos do Treinamento Resistido. Fundamentos fisiológicos da fibra muscular com o treinamento resistido. Manuseio de equipamentos. Treinamento com exercícios resistidos: volume, intensidade e duração na aquisição de resistência, força, potência e hipertrofia muscular. Objetivos da musculação: promoção de saúde, aptidão física e estética. Aplicabilidade do treino resistido para diferentes faixas etárias. e para populações especiais.

GESTÃO E MARKETING

Noções gerais de administração. 2- O que é um administrador e o processo de administração. 3 - As cinco habilidades administrativas os pensamentos administrativos 4 - o empreendedorismo. 5 - O que é marketing? 6 - Conceitos e nomenclaturas utilizadas no marketing:

LICENCIATURA

1º SEMESTRE

ANATOMIA APLICADA À ED. FÍSICA E ESPORTES I

Introdução ao estudo anatômico. Sistema ósseo. Sistema Articular. Sistema muscular. Sistema nervoso. Sistema Nervoso Autônomo. Sistema circulatório.

TEORIA E PRÁTICA DO ATLETISMO I

Observação crítica das características gerais e específicas do Atletismo, entendendo e refletindo seu contexto formativo na educação básica; o processo pedagógico da iniciação ao treinamento, do ponto de vista da execução prática, embasados em teorias e aplicação metodológica de técnicas de aprendizagem. Observação de exemplos positivos para estruturação da teoria e prática das técnicas de aprendizagem. Construção de planos de ensino em instituições escolares.

CITOLOGIA, GENÉTICA E EMBRIOLOGIA

Estrutura, constituição e fisiologia dos componentes celulares e organelas citoplasmáticas. Biomembranas, diferenciação celular. Divisão celular, mitose e meiose. Transmissão e manifestação genética. Clonagem, transgenia e células tronco. Gametogênese. Desenvolvimento da vida intra-uterina. Anexos embrionários. Teratologia.

TEORIA E PRÁTICA DA GINÁSTICA I

Conhecimento da evolução histórica da ginástica por meio dos tempos e sua conceituação no tempo presente. Análise da ginástica como proposta viável nos processos formativo e educativo, que colaboram com a efetivação de uma pedagogia de movimentos na Educação Física Escolar e não Escolar.

HISTÓRIA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES

Compreender a história como área de estudo e pesquisa em seus vários aspectos. Surgimento das atividades físicas humanas e dos esportes. Abordagem crítica dos desenvolvimentos dos jogos olímpicos, desde antiguidade até a idade contemporânea. Evolução histórica da importância e finalidades das atividades físicas e do desporto. História dos esportes no Brasil ·o desenvolvimento histórico da educação física: as heranças militares, médicas e esportivas. Os projetos que viabilizam as transformações político-econômicas do Brasil, suas personagens suas idéias.

Regulamentação da profissão. A educação física na LDB.

TEORIA E PRÁTICA DA NATAÇÃO E ATIVIDADES AQUÁTICAS I

Apresentação histórica da natação como deslocamento em meio líquido, desenvolvimento de força, treinamento militar e conquistas de territórios. Conhecimento dos métodos de ensino da natação bem como as seqüências pedagógicas para a aprendizagem dos estilos. Conhecimentos das propriedades físicas da água para melhor aproveitamento dos educativos. Desenvolvimento psicomotor (sensório-motor). Adaptação ao meio líquido. A volta da posição pronada/supinada à posição em pé. Saber solucionar problemas nas situações de ensino/aprendizagem. Conhecimento do processo de aprendizagem nas diferentes faixas etárias. Utilização de materiais auxiliares variados.

2º SEMESTRE

TEORIA E PRÁTICA DO HANDEBOL I

História e evolução do handebol no Brasil, técnicas direção e organização do jogo.

Fundamentos básicos, arremessos e tiro a gol. Regras oficiais do jogo.

ANATOMIA APLICADA À ED. FÍSICA E ESPORTES II

Sistema Respiratório, Sistema Digestório; Sistema Urinário, Sistema Genital (Masculino e Feminino); Sistema Endócrino; Sistema Sensorial e Sistema Tegumentar.

ÉTICA

A Educação Física como atividade profissional. Regulamentação da profissão. O perfil do profissional de Educação Física. Atuação e produção do conhecimento em Educação Física. Ética Profissional. Bioética.

TEORIA E PRÁTICA DA GINÁSTICA II

Aquisição de conhecimentos referentes à ginástica voltados para o desenvolvimento orgânico-funcional e das habilidades motoras em diferentes níveis. Elaboração e aplicação de propostas viáveis em diferentes âmbitos, a partir de análise crítica da realidade.

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO

A nova ortografia. O processo de comunicação. Funções da Linguagem. Leitura. Texto. Fatores de textualidade. Gênero e tipologia textuais. Resumo. Resenha.

TEORIA E PRATICA DO ATLETISMO II

Observação crítica das características gerais e específicas do Atletismo, entendendo e refletindo seu contexto formativo nas escolas e nas associações atléticas; o processo pedagógico da iniciação ao treinamento, do ponto de vista da execução prática, embasados em teorias e aplicação metodológica de técnicas de aprendizagem. Observação de alguns exemplos positivos para estruturação da teoria e prática das técnicas de aprendizagem. Construção de planos de ensino em instituições escolares.

TEORIA E PRÁTICA DA NATAÇÃO E ATIVIDADES AQUÁTICAS II

Apresentação histórica da natação como desporto olímpico. Apresentação dos quatro nados competitivos (crawl, costas, peito e golfinho) as metodologias utilizadas para seus ensinos, técnicas e regras. Processos metodológicos de ensino e aperfeiçoamento da natação para diversas faixas etárias. Condicionamento físico por meio da natação e outras atividades aquáticas (hidroginástica). Conhecimento de outros desportos aquáticos (nado sincronizado, pólo aquático e salto ornamental). Conhecimento sobre as primeiras etapas de salvamento.

3º SEMESTRE

FILOSOFIA

O que é Filosofia? As Raízes do Mundo Filosófico. O Valor da Filosofia. O Pensar Filosófico. A Filosofia entre a Religião e a Ciência. Discussões Filosóficas. Questões Filosóficas Profissionais. Filosofia e Responsabilidades do Educador Físico.

TEORIA E PRÁTICA DO HANDEBOL II

História e evolução do handebol no Brasil, técnicas direção e organização do jogo.

Fundamentos básicos, arremessos e tiro a gol. Defesa e ataque. Regras oficiais do jogo.

Mini-hand.

FUNDAMENTOS DE BIOQUÍMICA

Estudo bioquímico da célula. Bioquímica de aminoácidos. Bioquímica de Proteínas. Enzimas e Coenzimas. Bioquímica de Carboidratos. Bioquímica de Lipídios. Integração e controle do Metabolismo. Bioquímica aplicada ao exercício físico.

NUTRIÇÃO PARA ATIVIDADE FÍSICA

Conceitos sobre nutrição. Nutrição e atividade física. Nutrição: processos de digestão e absorção dos nutrientes alimentares. Nutrientes: Macronutrientes na saúde e na atividade física. Água: hidratação e desidratação. Guias alimentares.

FISIOLOGIA HUMANA I

Homeostase, Fisiologia muscular, Neurofisiologia, Fisiologia dos aparelhos cardiovascular, respiratório, renal, digestório; Conceitos fundamentais da endocrinologia; Equilíbrio ácido-base.

TEORIA E PRATICA DO BASQUETEBOL I

Estudo das possibilidades de aplicação do basquetebol, nas suas mais variadas formas de manifestação, no ensino fundamental e médio.

TEORIA E PRÁTICA DO VOLEIBOL

História e evolução do voleibol. Características gerais do voleibol como esporte coletivo e sua utilização no processo pedagógico dos diferentes níveis escolares. Os princípios, procedimentos e vivências que favorecem a aprendizagem do voleibol. Processo ensino-aprendizagem da técnica esportiva.

Sistema de Recepção no voleibol. Sistema de defesa no voleibol. Sistema de ataque no voleibol. Vôlei de praia. Regras oficiais do voleibol.

4º SEMESTRE

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Observação de atividades desenvolvidas em clubes e academias. Promoção de atividades para portadores de Hipertensão Arterial. Orientação da intensidade de caminhadas para pessoas da comunidade em lugares públicos. Promoção e realização de grande evento esportivo: OLIGRAN. Promoção de atividades de esportes e lazer na comunidade, através de projeto de extensão: UNIGRAN vai à comunidade. Construção de projetos.

TEORIA E PRATICA DA DANÇA

Proporcionar o desenvolvimento de habilidades, que oferecem subsídios para o trabalho coreográfico através de movimento naturais e simples aproveitando e respeitando o individual do educando, baseando na origem, especificidades da Dança e sua importância para a qualidade de vida do ser humano

SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA

Fundamentos antropológicos: a cultura condiciona a visão de mundo do homem. Desenvolvimento histórico e fundamentos do pensamento sociológico (Marx, Weber e Durkheim). O corpo na vida cotidiana. Política educação e corpo. Degradação social, globalização e neoliberalismo.

FISIOLOGIA HUMANA II

Fisiologia renal. Equilíbrio ácido-base. Fisiologia do sistema endócrino. Fisiologia do aparelho digestório. Fisiologia do aparelho reprodutor masculino e feminino. Fisiologia do sangue.

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO HUMANO

Importância de estudos sobre o crescimento, a composição corporal e o desempenho motor em crianças e adolescentes. Crescimento, desenvolvimento, maturação e experiência. Crescimento e desenvolvimento dos tecidos e dos sistemas orgânicos. Influência da maturação biológica. Influência dos aspectos genéticos e do meio ambiente. Associação entre prática da atividade física e aspectos morfológicos e funcionais.

INTRODUÇÃO À RECREAÇÃO E AOS ESTUDOS DO LAZER

Introdução à Recreação; Recreação e Lazer; Recreacionistas; Organização das Atividades Recreativas; Dinâmicas Recreativas; Novas perspectivas para as Áreas de Atuação.

TEORIA E PRATICA DO BASQUETEBOL II

Estudo das possibilidades de aplicação do basquetebol, nas suas mais variadas formas de manifestação, na sociedade. Fundamentos individuais de defesa. Táticas ofensivas e defensivas.

5º SEMESTRE

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Construção de projetos de Colônias de Férias. Observação e realização de atividades desenvolvidas em clubes e academias. Promoção de atividades para portadores de Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitos. Orientação da intensidade de caminhadas para pessoas da comunidade em lugares públicos. Promoção e realização de grande evento esportivo: Copa de Futsal UNIGRAN. Promoção de atividades de esportes e lazer na comunidade, através de projeto de extensão: UNIGRAN vai à comunidade. Dinâmicas de grupo. Jogos de salão como proposta de lazer.

LUTAS

Observação crítica das características gerais e específicas e culturais das "lutas", entendendo e refletindo seu contexto formativo nas escolas, o processo pedagógico da iniciação ao treinamento, do ponto de vista da execução prática, embasados em teorias e aplicação metodológica de técnicas de aprendizagem. Observação de alguns exemplos positivos para estruturação da teoria e prática das técnicas de aprendizagem. Construção de planos de ensino em instituições escolares em acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais. Estudo dos diferentes tipos de Lutas

METODOLOGIA CIENTÍFICA I

Introdução ao Conhecimento Científico. Métodos Científicos. Estrutura da Ciência. Planejamento de Pesquisa. Elaboração do Projeto de Pesquisa.

LAZER E SOCIEDADE

Introdução ao Estudo do Lazer; Educação e Lazer; Atuação do Profissional; Educação Física, Lazer e Sociedade; Temas sobre Lazer; Novas perspectivas para as Áreas de Atuação.

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

O processo de aprendizagem. Tipos de Aprendizagem. Fatores que interferem no processo de ensino e aprendizagem. Dificuldades de aprendizagem. Concepções e Abordagens da aprendizagem e do ensino. Teorias de Piaget, Vygotsky, Wallon e Freud. Diferenças Individuais em sala de aula. Indisciplina escolar.

TEORIA E PRÁTICA DA GINÁSTICA RÍTMICA

Propostas rítmicas que proporcionem a compreensão dos elementos que sirvam de instrumentos para a associação do ritmo e movimento como suporte estrutural para a conscientização do fenômeno educacional; vivência do corpo no espaço e reconhecimento da expressão corporal como meio de comunicação; entendimento da Ginástica Rítmica (GR), enquanto disciplina curricular, na formação profissional da área de Educação Física; aprendizagem teórica-prática-metodológica da GR bem como a construção de movimentos adaptados à prática escolar e outros campos de trabalho

LIBRAS

História e educação dos surdos; alfabeto manual, sinais de pontuação, acentuação e números; O significado e a importância da LIBRAS; cores, dias da semana, meses e tempo; A LIBRAS e seus parâmetros; família, parentes e amigos; Caracterização da surdez: tipos e graus de perda auditiva; verbos; Diagnóstico precoce; verbos, O surdo e sua cultura; substantivos; O surdo e a educação no Brasil; alimentos e animais; Datilologia; antônimos e adjetivos; Legislação específica de LIBRAS; meio ambiente, tempo e natureza; Educação bilíngüe; meios de comunicação e transportes, perguntas, profissionais, pronomes., escola, faculdade e disciplinas.

6º SEMESTRE

DIDÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Educação, didática e pratica pedagógica. O Planejamento educacional. Organização, execução e avaliação do processo ensino-aprendizagem.

METODOLOGIA CIENTÍFICA II

Métodos Científicos. Estrutura da Ciência. Planejamento de Pesquisa. Elaboração do Projeto de Pesquisa. Normas para trabalhos científicos.

BIOMECÂNICA DO MOVIMENTO I

Introdução ao estudo da biomecânica. Aspectos Fisiológicos aplicados à biomecânica. Biomecânica do Tronco. Biomecânica dos membros superiores. Biomecânica dos membros inferiores.

ESTRUTURA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

A história da educação no Brasil. Políticas e planos de educação no Brasil. Organização administrativa, pedagógica e curricular do sistema de ensino. A educação básica: níveis e modalidades de ensino. Educação infantil. Ensino fundamental. Ensino médio. Educação de jovens e adultos. A Educação profissional. Educação a distância. Educação especial. Profissionais da educação.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

Participação em: estágio de observação, co-participação e regência em aula de Educação Física Escolar no Ensino médio em escolas públicas ou privadas. Abordagem teórico-prática acerca da organização, planejamento das atividades estipuladas com análise das situações encontradas no cotidiano da formação profissional. Estudo de temas vigentes à área da Educação Física Escolar. Participação na organização e aplicação de projetos de extensão desenvolvidos pela UNIGRAN e outras entidades. Participação supervisionada em programas de gestão e animação de lazer e cultura existentes na comunidade direcionadas para a área escolar.

EDUCAÇÃO FÍSICA PARA PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

Aspectos relacionados com a conceituação, definição, caracterização e objetivos da Educação Física Especial enquanto campo de atuação profissional e fenômeno sócio-cultural, na valorização das diferenças nos diferentes segmentos da sociedade.

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