Portal do Aluno
Clínicas
Treinamento em Métodos de Diagnóstico e Controle da Brucelose e Tuberculose Animal e de Noções em EET.

A UNIGRAN realiza, periodicamente*, edições do curso de Treinamento em Métodos de Diagnóstico e Controle da Brucelose e Tuberculose Animal e de Noções em EET. A doença acomete animais domésticos e silvestres e somente médicos veterinários habilitados por este curso podem proceder nestes casos.

Para esclarecer sobre a doença e o curso, convidamos os responsáveis pelo mesmo, Thiago Leite Fraga e Gislene Pereira, para responder a alguns questionamentos. Confira.

O que são a Brucelose e a Tuberculose Animal?

Brucelose e Tuberculose são enfermidades que acometem diversas espécies de animais domésticos e silvestres e eventualmente o homem, por isto são consideradas zoonoses. A prevenção e o cuidado com as duas enfermidades são importantes para a saúde pública.

Existe prevenção?

Quanto à prevenção para os animais, existe vacina para brucelose e testes laboratoriais que determinam quais os animais acometidos no rebanho, no caso da tuberculose contamos apenas com testes diagnósticos, em ambos os casos os animais positivos vão para abate sanitário.

Como medidas preventivas devemos sempre comprar produtos de origem animal com inspeção sanitária, tais como leite e carne. É importante ressaltar que somente profissionais habilitados através deste treinamento estão aptos a realizarem estes exames laboratoriais.

Existe tratamento e/ou cura para animais infectados?

Resumidamente, para os animais são doenças sem tratamento por se tratarem de zoonoses. O Ministério da Agricultura não autoriza que animais diagnosticados com estas enfermidades sejam tratados, mas para seres humanos um médico infectologista poderá determinar o tratamento.

O que o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento - Mapa - regulamenta?

O órgão estabelece as normas através do Programa Nacional de Combate e Erradicação de Brucelose e Tuberculose - PNCEBT.

Por quê?

Na tentativa de erradicar e controlar a brucelose e tuberculose animal e, é claro, conseguindo uma melhor qualidade dos nossos produtos.

Em Mato Grosso do Sul, onde há esse curso?

A UNIGRAN é a única autorizada a realizar este curso para profissionais de Medicina Veterinária e que o realiza constantemente.

Quem pode participar?

Profissionais formados em Medicina Veterinária ou acadêmicos do último semestre que já terminaram todas as disciplinas.

Qual a carga horária, investimento e forma de pagamento?

São 40 horas de curso em que o participante deve ter 100% de presença. O valor é de R$600,00 por pessoa, com pagamento a vista, no primeiro dia do curso. O acadêmico somente participará das aulas mediante o pagamento.

Os interessados podem obter mais informações como?

Em contato com a UNIGRAN, pelo telefone (67) 3411-4112, na coordenação do curso de Medicina Veterinária e, ainda, na Iagro, Mapa e CRMV.

Participação do Médico Veterinário do Serviço Oficial De Defesa Sanitária Animal.

OBSERVAÇÃO: A aprovação no Curso de Treinamento em Métodos de Diagnóstico e Controle da Brucelose e Tuberculose fica condicionada à avaliação teórico-prática e a 100% de presença.

É obrigatório o uso de jalecos e sapatos fechados em todas as aulas.

SUGESTÃO: Para aulas práticas de tuberculose realizadas na fazenda escola uso de macacão e botas de borracha.

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
Todos os Direitos Reservados. Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP 79.824-900 - Dourados/MS - Fone: (67) 3411-4141 / Fax: (67) 3411-4167