Portal do Aluno
Clínicas
Clínica de Fisioterapia

Tratamentos:

Os atendimentos realizados na Clínica Escola de Fisioterapia Unigran incluem as principais áreas de atuação do profissional fisioterapeuta, entre elas:

  • Setor Neurologia:

Os atendimentos são realizados no período matutino e vespertino e direcionados a pacientes com lesões neurológicas que tenham afetado o sistema nervoso, como por exemplo Acidente Vascular Encefálico, Trauma raqui-medular, Trauma crânio-encefálico, Lesões de nervos periféricos, Polineuropatias, Doença de Parkinson, Doenças Neuromusculares, doenças degenerativas e outras síndromes, de caráter cirúrgico ou não.

Com objetivo de tratar as disfunções causadas pelos distúrbios do sistema nervoso e devolver ao indivíduo sua máxima independência funcional, a Clínica Escola de Fisioterapia da Unigran dispõe de recursos como a hidroterapia, cadeira stand e mesa ortostática, eletromiografia de superfície, materiais para confecção de órteses, materiais de cinesioteapia, e eletroterapia, bem como amplo espaço físico do tipo ginásio, garantindo totais condições para o treino funcional, incluindo marcha e outras atividades de vida diária.

  • Setor Músculo-Esquelético:

Os atendimentos são realizados no período matutino, direcionados a pacientes com fraturas, afecções em tendões, ligamentos, doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho (DORT), lesões por esforços repetitivos (LER), lesões desportivas. O setor atende também pacientes com disfunções causadas por doenças reumáticas, como artrose, bursites, osteoporose, entre outras. Uma importante atuação do setor refere-se ao tratamento no pré e pós-operatório de cirurgias ortopédicas, incluindo o tratamento de fraturas, próteses de quadril e joelho, reconstrução cirúrgica de tendões, ligamentos e nervos, transferência de tendões, artrodese, sendo que o paciente recebe orientações e treinamentos antes da cirurgia para que a reabilitação no pós-operatório seja mais rápida e eficiente. As alterações posturais como escoliose, hiperlordose, hipercifose e alterações sacroílíacas, bem como as algias relacionadas a estas alterações também são área de atuação deste setor.

Para o tratamento dessas patologias a Clínica Escola de Fisioterapia da Unigran possui recursos fisioterapêuticos como os equipamentos de eletroterapia, termoterapia e cinesioterapia. Conta ainda com materiais de alta tecnologia como a eletromiografia de superfície e o biofeedback. A atuação fisioterapêutica em lesões ortopédicas tem o objetivo de promover melhora da qualidade de vida e devolver ao indivíduo sua independência funcional.

  • Setor de Saúde da Criança:

Os atendimentos, realizados no período matutino, são direcionados a pacientes (com idade até 14 anos) com lesões neurológicas, ortopédicas, reumatológicas, respiratórias, além de realizar a avaliação e acompanhamento do desenvolvimento motor.

Além dos recursos disponíveis para os atendimentos em geral, a intervenção do acadêmico, sob supervisão do professor, conta com diferentes brinquedos de uso pedagógico, ou que estimulem a realização de atividades pertinentes a evolução clínica do paciente. O setor conta ainda com o parapodium, um recurso que favorece o ortostatismo e atividades manuais. Além da independência funcional, a atuação fisioterapêutica visa a melhora da qualidade de vida, orientar familiares e cuidadores quanto à evolução clínica e funcional da criança, bem como estimular o desenvolvimento motor e a socialização da mesma.

  • Setor Saúde da Mulher e Reumatologia:

Os atendimentos são realizados no período vespertino, direcionados à mulheres com distúrbios uroginecológicos como incontinência urinária e síndrome do climatério, pós operatório de mastectomia e histerectomia e alterações linfáticas. As gestantes recebem tratamento especial, através de orientações, exercícios específicos para a preparação para o parto, bem como intervenções com objetivo de minimizar os desconfortos músculo-esqueléticos e vasculares causados durante a gestação e no pós-parto. Os atendimentos também são direcionados a mulheres com distúrbios reumatológicos, como osteoporose, artrose, fibromialgia, artrite reumatóide, lúpus eritematoso sistêmico e problemas de coluna.

Para o tratamento de tais disfunções, a Clínica Escola de Fisioterapia da Unigran conta com aparelhos de eletroestimulação e biofeedback com avançada tecnologia para tratamento uroginecológico. Além de equipamentos de eletroterapia, mecanoterapia e cinesioterapia, muitos atendimentos são realizados na piscina terapêutica, individualmente ou em grupos.

  • Setor Fisioterapia Respiratória:

O setor de Fisioterapia Respiratória atende crianças, adultos e idosos com distúrbios respiratórios como falta de ar, tosse e fadiga aos esforços que aparecem como conseqüência ou seqüela de doenças pulmonares como DPOC (que inclui enfisema pulmonar e bronquite crônica), asma, bronquiectasia, tuberculose, pneumonias, fibrose cística, fibrose pulmonar idiopática, pós-operatório de cirurgias torácicas, entre outras doenças. Também atende a pacientes com incapacidade ao esforço decorrente de doenças como infarto agudo do miocárdio, hipertensão arterial, miocardiopatias, pós-operatório de cirurgias cardíacas, pós-transplante renal, cardíaco e hepático, traumatismo crânio-encefálico, trauma raquimedular, entre outros acometimentos e que necessitam de reabilitação do sistema cardiopulmonar. Para todos os pacientes atendidos a Reabilitação Cardiopulmonar tem por objetivo a melhora da função pulmonar e cardiovascular, possibilitando melhora da falta de ar e da fadiga aos esforços, possibilitando melhor recuperação da autonomia funcional permitida e qualidade de vida das pessoas.

Os atendimentos acontecem no período vespertino e contam com equipamentos modernos para o melhor atendimento, entre eles esteiras elétricas, bicicletas ergométricas, monitor da freqüência cardíaca, força muscular respiratória e oximetria de pulso, oxigenoterapia suplementar durante as sessões de tratamentos, aparelhos de fisioterapia respiratória como Flutter, incentivadores, resistores de carga linear, gerador de pressão para CPAP e RPPI, bem como amplo espaço e aparelhagem para cinesioterapia e hidroterapia.

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
Todos os Direitos Reservados. Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP 79.824-900 - Dourados/MS - Fone: (67) 3411-4141 / Fax: (67) 3411-4167