ISSN: 23170336

Clique aqui para visualizar os artigos


O RESUP (Grupo de Pesquisa em Redes de Suprimentos) fundado em 2012 na Universidade Federal da Grande Dourados e registrado no CNPq tem por objetivo desenvolver o conceito de Redes de Suprimentos e da Logística em consonância com as discussões que são realizadas pela comunidade acadêmica nacional e internacional.

As redes de suprimentos têm sido estudadas por diversas ciências do conhecimento sendo denominadas como: cadeia vertical, cadeia de suprimentos (Supply Chain), cadeias de fornecimento, cadeia de abastecimento, redes de empresas e atualmente, redes de suprimentos (Supply Networks). A ideia básica consiste que nenhum produto ou serviço pode ser adquirido sem que haja uma associação entre atores de uma determinada cadeia que dividirão entre si os lucros advindos da venda ao consumidor final.

A Logística por sua vez é a parte das redes de suprimentos responsável pelo planejamento, implementação e controle do fluxo direto e reverso de bens e serviços desde a fonte inicial da matéria prima até o ponto de consumo. Isso envolve atividades como transportes, processamento de pedidos, gestão de estoques, armazenamento de materiais em processo ou produtos finais, gestão de informação, entre outras. Assim, pode se dizer que a Logística possibilita a existência das redes, porque as interliga através do fluxo físico, financeiro e informacional.

A importância do estudo das Redes de Suprimentos e da Logística para as cadeias produtivas se torna um tema relevante a ser discutido e debatido pela comunidade cientifica. Dessa forma, um evento sobre esses temas com a temática no agronegócio é muito importante para as diversas regiões brasileiras. Foi nesse contexto que se realizou entre os dias 11 a 13 de Novembro de 2013, o I Simpósio de Redes de Suprimentos e Logística realizado no estado de Mato Grosso do Sul na Universidade Federal da Grande Dourados, que contou com a participação do Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN), Empresa de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e da Universidade Paulista (UNIP).

Durante os três dias foram discutidos diversos aspectos da Logística e das Redes de Suprimentos no Agronegócio de maneira interdisciplinar envolvendo diversos cursos como Agronomia, Engenharia de Produção, Engenharia Agrícola, Zootecnia, entre outros. Além de palestras e minicursos, o evento contou com a apresentação de artigos científicos promovendo discussões em diversos campos do conhecimento (trabalhos e projetos), para melhorar o desempenho das atividades do agronegócio no que tange a Logística e as Redes de Suprimentos.

Agora a Revistas da UNIGRAN publicam nesta edição os melhores trabalhos apresentados no evento o que permitirá a eternização dos conhecimentos abordados a todos aqueles que infelizmente não estiveram presentes e para aqueles que pretendem aproveitar as oportunidades de melhoria e negócio apresentada nesses artigos.

Espero que possam aproveitar cada um dos conhecimentos apresentados e no futuro esperamos vê-los em outro SIMREDES.

Agosto, 2014

João Gilberto Mendes dos Reis