ISSN: 23170336

VOLUME: 5 Art. Completo

TÍTULO: VIABILIDADE DE SEMENTES DE FEIJÃO-CAUPI COLHIDAS EM DIFERENTES ÉPOCAS EM ÁREAS DESSECADAS EM PRÉ-COLHEITA

AUTORES: HUBNER JUNIOR, S. .1 1; TOLEDO, M.Z.2

RESUMO: A antecipação da colheita do feijão-caupi proporciona condições para produção de sementes com elevada qualidade fisiológica. No entanto, a determinação da maturidade fisiológica das sementes é dificultada pela desuniformidade de desenvolvimento das plantas. Este trabalho teve como objetivo avaliar a viabilidade de sementes do feijão-caupi colhidas em diferentes épocas após a maturidade em áreas dessecadas ou não em pré-colheita. A pesquisa foi conduzida no Centro Universitário da Grande Dourados- UNIGRAN, na safra 2015, sob delineamento experimental de blocos ao acaso, com quatro repetições e parcelas subdivididas. Os tratamentos constaram da presença e ausência de dessecação com paraquat (2 L ha-1), na maturidade fisiológica, e sete épocas de colheita das sementes (0, 3, 6, 9, 12 e 15 dias). As sementes produzidas foram avaliadas pelos testes de germinação, primeira contagem e tetrazólio. Os dados foram submetidos à análise de variância. As médias referentes às condições de dessecação e às épocas de colheita foram comparadas pelo teste de Tukey e análise de regressão (p?0,05), respectivamente, realizando-se o desdobramento quando da significância da interação entre os tratamentos. O atraso na colheita proporciona redução da viabilidade e germinação de sementes de feijão-caupi, independentemente da aplicação de dessecantes em pré-colheita.

PALAVRAS-CHAVE: Vigna unguiculata, maturidade fisiológica, tetrazólio, germinação.

ABSTRACT: Early harvest of cowpea may result in the production of high quality seeds. Nevertheless, determining physiological maturity stage is harmed by uneven plant development. This study had the objective of evaluating viability of cowpea seeds harvested in different times after physiological maturity in pre-harvest desiccated and non-desiccated areas. The research was carried out in Centro Universitário da Grande Dourados- UNIGRAN, season 2015, under a randomized complete block design, with four replications and splitplots. Treatments consisted of pre-harvest desiccated and non-desiccated areas with paraquat (2 L ha-1), at physiological maturity, and seven harvest times (0, 3, 6, 9, 12 and 15 days). Seeds were assessed by germination percentage, germination first count and viability (tetrazolium) tests. Data was submitted to variance analysis. Means from desiccation treatments and harvest times were compared by the Tukey test and regression analysis (p?0.05), respectively, with subsequent unfolding of significant interactions. Late harvest of cowpea seeds reduces viability and germination regardless any pre-harvest desiccation conditions.

KEYWORDS: Vigna unguiculata, physiological maturity, tetrazolium, germination.