ISSN: 23170336

VOLUME: 4 EDIÇÃO ESPECIAL JANEIRO/JULHO 2015 Art. Completo

TÍTULO: Análise do impacto da gestão de materiais em fornecedores nacionais e internacionais: estudo de caso na cadeia automotiva

AUTORES: FERREIRA, F.1, ROLIM, A.1, PACHECO, D. A. J. 1

RESUMO: O presente artigo analista a gestão de compras de matéria prima através da classificação ABC e de cenários de decisão para itens comprados de fornecedores exclusivos nacionais e internacionais em uma cadeia do setor automotivo. Através de um estudo de caso, foram avaliadas as atuais estratégias de compras para os itens de uma empresa multinacional, dorovante denominada BB, para visualizar o cenário atual e ajudar na criação de novas estratégias de redução de custos, levando em consideração a compra que a empresa compra de fornecedores do mercado nacional e internacional. Através de relatórios internos e da revisão de boas práticas presentes na literatura de Supply Chain, foi possível delimitar alguns cenários para a tomada de decisão gerencial. Os dados foram confrontados com a análise teórica, e os resultados são apontados como sugestões de novas estratégias que a empresa poderá adotar.

PALAVRAS-CHAVE: Gestão de Fornecedores, Classificação de Materiais, Gestão da Cadeia de Suprimentos.

ABSTRACT: This Article analyst managing purchases of raw material through the ABC classification and decision scenarios for items bought from exclusive national and international suppliers in a chain of the automotive sector. Through a case study, we evaluated the current strategies for shopping for items of a multinational company, called BB, to view the current scenario and help in creating new strategies to reduce costs, taking into account that the purchase company buys from suppliers in domestic and international market. Through internal reporting and review of good practice in the literature of Supply Chain was possible to identify some scenarios for managerial decision making. Data were compared with the theoretical analysis, and the results are seen as suggestions for new strategies that the company can adopt.

KEYWORDS: Supplier Management, Classification of Materials, Supply Chain Management.