ISSN: 23170336

VOLUME: 3 EDIÇÃO ESPECIAL JUNHO/DEZEMBRO 2014 Art. Completo

TÍTULO: Estratégias do comércio popular de feiras livres e mercados municipais como benchmark para o varejo supermercadista1

AUTORES: ASSUMPÇÃO, W.1*, STETTINER, C. F.2, SANTOS, R. 2, ROQUE FILHO, M. P. 2, MOIA, R. P. 2, MARCELLOS, L. N. 2

RESUMO: O presente trabalho tem o objetivo de comprovar que as estratégias de ambientação, lay-out e atratividade das seções de perecíveis dos supermercados advêm das criadas há mais tempo pelos comerciantes populares de feiras livres de rua e de mercados municipais, com o intuito de não perder clientes para eles e aumentarem suas vendas. Objetiva mostrar através de uma abordagem histórica das origens destes formatos de varejo popular que os gestores de supermercados viram-se obrigados a trazer para dentro das lojas muitas ações de atratividade a clientes utilizadas nos espaços varejistas populares pela introdução e incorporação de aspectos do modelo popular de Varejo. São estratégias relacionadas à forma de expor os produtos; organização de cores; o chamamento ao cliente; o frescor e o aroma de hortifrutis; os cortes especiais e inovações em exposição das carnes, peixes, bacalhau, queijos, embutidos, doces artesanais, etc. Ferramentas do marketing moderno como Marketing Sensorial, pela otimização das facilidades e personalização dos produtos e serviços aos clientes. A pesquisa tem como metodologia pesquisa bibliográfica e qualitativa descritiva através da interpretação dos fenômenos e atribuição de significados, cujos focos de abordagem principais foram os processos e significados do mercado varejista, além de registros fotográficos do Mercado Municipal de SP, feira livre de Atibaia/SP e loja do Pão de Açúcar em São Paulo/SP, comprovando-se as semelhanças nas estratégias adotadas.

PALAVRAS-CHAVE: Gestão de varejo, Estratégias, Atratividade, Layout.

ABSTRACT: The present work aims to prove that the strategies of ambience, lay-out and attractiveness of the sections of perishables in supermarkets comes from the longest established by traders popular street fairs, local bakeries and markets, in order not to lose customers to them and increase their sales. Intended to show through a historical approach of the origins of these popular retail formats that supermarket managers were forced to bring into action many of the stores of attractiveness tocustomers in the spaces used by popular retailers introduction and incorporation of aspects of the popular model of retail. Strategies are related to how to display the products, the organization of colors, the call to the customer, the freshness and aroma of vegetables and fruit; special cuts and innovations on display of meats, fish, cod, cheese, sausages, homemade candy, etc. Tools of modern marketing as Marketing Sense, by optimization of facilities and personalized products and services to customers. The research has as a methodology to carry out photographic records of the Municipal Market of São Paulo, an Atibaia street fair and Pão de Açúcar store in São Paulo / SP, confirming the similarities in variety and strategies adopted.

KEYWORDS: Retail management, Strategies, Attractiveness, Layout.