ISSN: 23170336

VOLUME: 6 Art. Completo

TÍTULO: SURTO DE MENINGOENCEFALITE POR HERPESVÍRUS BOVINO TIPO 5 EM BOVINOS – RELATO DE CASO

AUTORES: ODY, J. M..1; BACHA, F. B..2 ,MORAIS, D. R. de.3

RESUMO: Descreve-se um surto de Meningoencefalite por Herpesvírus bovino tipo 5 em bovinos, no município de Luiz Eduardo Magalhães, BA, no mês de Julho, ano de 2016. A propriedade continha 200 animais machos, entre 20 e 24 meses de idade mantidos em sistema de confinamento. Quatro animais adoeceram e apresentavam sinais clínicos de dificuldade ao caminhar, decúbito esternal permanente, opistótono e movimentos de pedalagem. Todos os animais que apresentaram sinais clínicos morreram em um período de dois dias após o início do quadro. A necropsia foi realizada pelo Médico Veterinário responsável pela fazenda, onde foram coletadas amostras do cérebro dos animais e encaminhados ao Laboratório de Anatomia Patológica da Clínica Veterinária do Centro Universitário da Grande Dourados devidamente fixados em formol a 10%. Os principais achados macroscópicos foram pulmões com áreas vermelho escuras e hemorragia submeningeana. Na microscopia foi observada necrose de liquefação com células gitter em meio a vasos sanguíneos da substância cinzenta no córtex frontal, além de infiltrado inflamatório com células mistas. Os achados epidemiológicos, clínicos e patológicos confirmam o diagnóstico de Meningoencefalite por Herpesvírus Bovino tipo 5.

PALAVRAS-CHAVE: Doenças, bovinos, vírus, confinamento.

ABSTRACT: An outbreak of Meningoencephalitis due to bovine herpesvirus type 5 in cattle in the municipality of Luiz Eduardo Magalhães, BA, in July, year 2016 eas descript. The property contained 200 male animals between 20 and 24 months of age kept in confinement system. Four animals became ill and had clinical signs of walking difficulty, permanent sternal decubitus, opisthotonus and pedal movements. All animals with clinical signs died within 2 days after the onset of the disease. The necropsy was performed by the Veterinarian responsible for the farm, where samples were collected from the brains of the animals and sent to the Laboratory of Pathology of the Veterinary Clinic of the University Center of Grande Dourados, duly fixed in 10% formaldehyde. The main macroscopic findings were lungs with dark red areas and submeningeal hemorrhage. Liquefaction necrosis with gitter cells was seen in turn of the blood vessels of the gray matter in the frontal cortex, as well as inflammatory infiltrate with mixed cells. The epidemiological, clinical and pathological findings confirm the diagnosis of Meningoencephalitis due to Bovine Herpesvirus type 5.

KEYWORDS: Diseases, cattle, virus, confinement.