ISSN: 23170336

VOLUME: 5 Art. Completo

TÍTULO: AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE MUDAS DE CEBOLINHA PRODUZIDAS EM TRÊS TIPOS DE SUBSTRATOS COMERCIAIS NA REGIÃO DE DOURADOS- MS

AUTORES: GAMA, G.O. 1(1), SOUZA, T.C. (1); QUEVEDO, L.F. (2)

RESUMO: O presente trabalho objetivou avaliar o desenvolvimento de mudas de cebolinha produzidas em três tipos de substratos comerciais sendo dois próprios ao cultivo de hortaliças (BioPlant e Hs-Hortaliças) e um para a produção de mudas florestais (Carolina soil®); foram utilizadas oito bandejas de poliestireno para germinação, contendo cada uma 180 células. O estudo foi desenvolvido em duas etapas, utilizando a cultivar Ano Todo da espécie Allium fistulosum. A primeira referente à produção da cebolinha foi conduzida na área do BIODISEL, e a segunda referente aos testes, foram avaliados no laboratório de sementes do Centro Universitário da Grande Dourados ? UNIGRAN, Dourados-MS.

PALAVRAS-CHAVE: Allium fistulosum, Eficiência, Matéria orgânica, Olericultura.

ABSTRACT: This actual paper aimed to evaluate the chives seedlings development produced on three commercial kinds of commercial substrates where two of them are proper to cultivate vegetables (BioPlant and Hs-Hostaliças) and the other proper to forest seedlings (Carolinasoil®); it were used eight polystyrene trays to the germination, each containing 180 cells. The study was developed in two steps, using Ano Todo cultivation of the Allium fistulosum species. The first referring to the chive production was conducted on the BIODISEL field, the second referring to the tests, were evaluated in the seeds laboratory at Centro Universitário da Grande Dourados - UNIGRAN, Dourados-MS.

KEYWORDS: Allium fistulosum, efficiency, organic matter, horticulture.